Publicado por: masfg | julho 28, 2008

A Língua Portuguesa Brasileira e os Varios Tipos de Linguagem

MÚSICA – Linguagem Virtual
Pela Internet
Gilberto Gil
Composição: Gilberto Gil
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje …(2x)Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante
Da infomaré
Que leve um oriki
Do meu velho orixá
Ao pôrto de um disquete
De um micro em Taipé…

Um barco que veleje
Nesse infomar
Que aproveite a vazante
Da infomaré
Que leve meu e-mail lá
Até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Aihê! Aihê! Aihê!…

Eu quero entrar na rêde
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tiétes
De Connecticut
Eu quero tá na rêde
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tiétes
De Connecticut…

De Connecticut de acessar
O chefe da Mac
Milícia de Milão
Um hacker mafioso
Acaba de soltar
Um vírus prá atacar
Programas no Japão…

Eu quero entrar na rêde
Prá contactar
Os lares do Nepal
Os bares do Gabão…

Que o chefe da polícia
Carioca, avisa
Pelo celular
Que lá na praça Onze
Tem um videopôquer
Para se jogar…

Jogar ah! ah! ah!…(4x)

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tiétes
De Connecticut
Eu quero tá na rêde
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tiétes
De Connecticut…

De Connecticut de acessar
O chefe da Mac
Milícia de Milão
Um hacker mafioso
Acaba de soltar
Um vírus prá atacar
Programas no Japão…

Eu quero entrar na rede
Prá contactar
Os lares do Nepal
Os bares do Gabão…

Que o chefe da polícia
Carioca, avisa
Pelo celular
Que lá na praça Onze
Tem um video-pôquer
Para se jogar…

Ah! ah! ah!
Jogar ah! ah!…(3x)
Connect show! Connect show!
Connect show! Connect show!
Connecticut, C

TRABALHANDO A LINGUAGEM VIRTUAL
OBJETIVOS
Possibilitar a construção do conhecimento da língua materna, através da música, mns, orkut dentre outros utilizando a linguagem virtual, afim de que o aluno conheça os vários tipos de linguagens,exercendo sua cidadania e garantindo seu desenvolvimento social,político,humano, levando-o a ficar inserido no mundo globalizado e ampliando seu conhecimento de mundo.
Interpretação da música
Termos usados na linguagem virtual
WEB SITE- um conjunto de páginas
HOME PAGE- página
GIGABAYTES-uma medida quantitativa de bytes ( unidade numérica)
INFOMARÉ- informar
E-MAIL-endereço eletrônico
HOT-LINK- è um redirecionamento para um endereço externo
RÊDE-è uma interligação entre máquinas(PC)
INTERNET-acesso a rede virtual de computadores
CONNECTICUT-Conexão
HACKER- pessoas com conhecimento em programação que elaboram e modificam software e hardware de computadores.
VÍDEO-PÔQUER- São máquinas de jogos de pôquer virtual
VÍRUS- uma alteração do sistema causado por um arquivo malicioso.
Alem dessas palavras ha outras usada nas salas de bate papo,orkut,mns
como: “vc”, “tb”, “eh”, “naum”, “toh”, “soh” e “bjs”. Usam abreviaturas (vc = você; tb = também; bjs = beijos) e também outras palavras acentuadas, que, na Internet, aparecem, em alguns casos, como “eh”, que é equivalente a “é” e “toh”, que é “tô”, por exemplo. Isso sem falar no “naum”, que é, em realidade, “não”. O til não existe mais. Ou, pelo menos está com os dias contados…!
No entanto devemos estar atentos a linguagem da norma culta, e passar isso aos alunos.
Os adolescentes de hoje são os jornalistas, os executivos, os professores, os advogados, os publicitários, os escritores (!) de amanhã e de depois de amanhã, que estão criando uma nova “norma culta”, será? Bem, não se pode negar que é assim que ocorre a evolução lingüística. Se todo mundo resolver começar a escrever “eh” em vez de “é”, em algum tempo o novo vocábulo acabará sendo incorporado à língua escrita!
Produção de textos dos alunos da 6ª série da Escola Municipal Maria Carolina Mendes
Uberaba 06 de maio de 2008
alunos:
Cleverson Oliveira de Andrade
Jeferson de Almeida Araújo
Produção de texto da música “Pela Internet
A musica pela internet de Gilberto Gil, que também é ministro da Cultura,fala da linguagem virtual usada na internet.
Nós entendemos que o autor usa a música para falar da linguagem usada no ambiente virtual levando-nos ao conhecimento da mesma.Navegar na internet é conversar com outras pessoas em lugares distantesm no mundo todo.
Conversamos através do orkut,msn.e-mail, lemos noticias sobre esportes clima,cultrasm programas de cine, e muitas outra informações.
Podemos conhecer o mundo como cidades,montanhas,florestas, animais, flores de todas as espécies, escolas, línguas como a espanhola que nossa professora no mostrou, e costumes e religiões diferentes como a do Oriente Mèdio, onde as mulheres cobrem a cabeça.
A internet é uma fonte de informações tecnologica que todos precisão estar inseridos, pois isso no leva
a ficar conectado e nos torna cidadãos do mundo.
Nessa atividade, pode ser trabalhado, artes, valores humanos, literatura
O autor Minisitro da Cultura-biografia-literatura
Valores Humanos- Cidadania
Artes- música
Artes
PRÉ-HISTÓRIA

A arte pré-histórica é a mais antiga forma de arte conhecida. Tudo o que conhecemos desse período são o resultado das pesquisas de antropólogos e historiadores e dos estudos da ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.

As primeiras produções da Idade da Pedra datam de 15000 a.C., época em que o homem esculpiu estatuetas de deusas e pintou bisões, veados e gados nas paredes das cavernas, como nas grutas de Altamira e de Lascaux. No período paleolítico, 8000 a.C, foram deixados notáveis desenhos e pinturas rupestres. No período mesolítico, 5000 a.C, as pinturas já retratavam guerras intertribais, cenas da colheita e caçadas. No período neolítico, 5000-2500 a.C, as pinturas eram bastante elaboradas sobre as pedras.

IDADE ANTIGA

A arte durante a Antiguidade é extremamente abrangente e composta pelas riquezas das artes egípcia, grega, romana, paleocristã, bizantina e islâmica. Enquanto a arte egípcia é ligada ao espírito, aos deuses e sua glorificação, a arte grega liga-se à inteligência.

A produção artística mais significativa para o Ocidente, na Antiguidade, é a que se inicia na Grécia a partir do século V a.C. Nesse período se criam os padrões estéticos que servem de base para a arte ocidental. No século II a.C., também a cultura romana tem uma produção artística relevante. A princípio, a religião exerce grande influência neste período. Aos poucos, o ser humano é que se torna centro da preocupação dos artistas.

Enquanto os romanos espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da Ásia, os cristãos (aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo) começaram a criar uma arte simples e simbólica executada por pessoas que não eram grandes artistas

A arte bizantina sofreu influências de Roma, Grécia e do Oriente e também foi conduzida pela religião. A união de alguns elementos dessa cultura formou um estilo novo: Arte Islâmica, que ao definir seu estilo conceitual e religioso, produziu belas cúpulas nas mesquitas e lindos tapetes persa

IDADE MÉDIA

Integração entre pintura, escultura e arquitetura. Esta é uma das características das obras durante a Idade Média. Durante este período, a Igreja Católica exerceu forte controle sobre a produção científica e cultural. Essa ligação da cultura medieval com o cristianismo fez com que os temas religiosos predominassem nas artes plásticas, na literatura, na música e no teatro.

A pintura medieval, em especial, engloba a maior parte da arte produzida na Europa durante um período de cerca de mil anos; começou com a queda do Império Romano no século V d.C. e terminou com o começo do Renascimento, no século XIV. Ela abandonou as paisagens naturais e concentrou-se uma representação humanizada dos santos e das divindades. A pintura de murais, de vitrais e de miniaturas adquiriu grande importância.

Para desenvolver estas obras, os artistas não se preocupavam com meios tons ou jogos de luz e sombra, seus trabalhos eram sem relevo e faziam grande uso de símbolos para narrar histórias.

No final do século XIII, um artista italiano chamado Giotto criou um estilo realista que marcou o fim do período medieval na história da arte e o começo do Renascimento, e a conseqüente Idade Moderna.

IDADE MODERNA

A Idade Moderna compreende o período histórico que, na Europa, se estende da queda do Império Romano do Oriente para os turcos (1453) até a Revolução Francesa (1789), além de ser a época de transição do feudalismo para o capitalismo.

Este período artístico se caracteriza por valorizar o homem e a natureza e ir contra o divino e o sobrenatural (conceitos que foram o marco da cultura na Idade Média). Como marcas dessa época estão a racionalidade, a dignidade do ser humano, o ideal humanista, o rigor científico e a reutilização das artes greco-romana.

IDADE CONTEMPORÂNEA

A Arte Contemporânea foi marcada pela reunião de diversos estilos, movimentos e técnicas. Devido a essa diversidade, é difícil definir a arte contemporânea incluindo toda a arte produzida no século XX. Neste período houve uma revolução estética que trouxe consigo uma sucessão de estilos e movimentos, muitos dos quais de pouca duração e, em sua maioria, centrados na busca de novas direções e princípios inovadores. Estes movimentos e estilos se caracterizaram por marcar uma ruptura com a arte clássica que dominava desde o renascimento.

Esta também foi a época em que os artistas produziram pinturas não somente com materiais tradicionais, como o óleo sobre tela, mas também com qualquer material que estivesse disponível. Essa inovação levou a criações ainda mais radicais, como a arte conceitual e a arte performática. Com isso, ampliou-se a definição de arte, que passou a incluir, além de objetos palpáveis, idéias e ações.

ARTE BRASILEIRA

A trajetória da história da arte no Brasil – desde a Pré-História e a produção Indígena até o Modernismo – mostrou seu fascínio pela cultura européia o que fez reunir expressivo conjunto de pinturas, desenhos e gravuras com influência externa.

Esta influência estrangeira teve início com a colonização do Brasil por Portugal e se intensificou com a chegada da família Real Portuguesa e a conseqüente criação da Academia Imperial de Belas Artes, bem como com a presença de artistas de outros países em terras brasileiras.

Mesmo sob influências externas, os artistas conseguiram formular expressões tipicamente brasileiras, transformando o que vinha de fora em obras com as características do Brasil.

Mas foi o ano de 1922, com a Semana de Arte Moderna realizada em São Paulo, que marcou a História da Arte no país, quando os modernistas brasileiros apresentavam uma arte que estava em harmonia com o grande movimento internacional de renovação de idéias e se uniam em torno de uma nova proposta estética.

Valores Humanos

“Educação não é mero conhecimento, é ação. Significa a prática de valores humanos na vida diária, e não são apenas as palavras: Verdade, Retidão, Paz,Amor e Não-Violência. É preciso haver perfeita harmonia entre pensamento,palavra e ação. Deve haver unidade entre coração, cabeça e mãos: estes são os verdadeiros Valores Humanos.”

Sathya Sai Baba

http://www.psychics.co.uk/images/saibaba.jpg

“A educação é um processo lento como o florescer de uma flor; a fragrância se faz cada vez mais profunda e perceptível quando brota em silêncio, pétala por pétala, até que surja a flor completa”.
Sathya Sai Baba

Em sânscrito, a palavra a palavra mandala (tib. kyilkhor / dkil ‘khor, jap. mandara) significa círculo. No buddhismo Vajrayana, mandala refere-se a um tipo de diagrama (sânsc. yantra) simbólico de uma mansão sagrada, o palácio de uma divindade meditacional, a dimensão pura da mente iluminada. Geralmente, as mandalas são pintadas como thangkas, representadas tridimensionalmente em madeira ou metal ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma. Neste último caso, a mandala é desfeita após algumas cerimônias e a areia é jogada em um rio próximo, para que as bênçãos se espalhem. A dissolução de uma mandala serve também como exemplo da impermanência.

http://jingreed.typepad.com/photos/fractal_images_one/01_mandala_du_jour.jpg

A vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, agradáveis surpresas em muitos embarques e grandes tristezas em alguns desembarques.

Quando nascemos, entramos nesse magnífico trem e nos deparamos com algumas pessoas, que julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco, nossos pais.


Infelizmente isso não é verdade, em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos do seu carinho, amizade e companhia insubstituível. Isso porém não nos impedirá que durante o percurso, pessoas que se tornarão muito especiais para nós, embarquem. Chegam nossos irmãos, amigos, filhos e amores inesquecíveis!

Muitas pessoas embarcarão nesse trem apenas a passeio, outras encontrarão no seu trajeto somente tristezas e ainda outras circularão por ele prontos a ajudar quem precise.

Vários dos viajantes quando desembarcam deixam saudades eternas, outros tantos quando desocupam seu assento, ninguém nem sequer percebe.

Curioso é constatar que alguns passageiros que se tornam tão caros para nós, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos, portanto somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não nos impede é claro que possamos ir ao seu encontro.No entanto, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado,pois já haverá alguém ocupando aquele assento.

Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas, porém, jamais, retornos. Façamos essa viagem então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com os outros passageiros, procurando em cada um deles o que tiverem de melhor, lembrando sempre que em algum momento eles poderão fraquejar e precisaremos entender, porque provavelmente também fraquejaremos e com certeza haverá alguém que
nos acudirá com seu carinho e sua atenção.

O grande mistério afinal é que nunca saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros de viagem, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado. Eu fico pensando se quando descer desse trem sentirei saudades. Acredito que sim, me separar de muitas amizades que fiz será no mínimo doloroso, deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos será muito triste com certeza….mas me agarro na esperança que em algum momento
estarei na estação principal e com grande emoção os verei chegar. Estarão provavelmente com uma bagagem que não possuíam quando embarcaram e o que me deixará mais feliz será ter a certeza que de alguma forma eu fui uma grande colaboradora para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.

Amigos, façamos com que a nossa estada nesse trem seja tranqüila, que tenha valido a pena e que quando chegar a hora de desembarcarmos o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem.

Autor Desconhecido

Atividade.

1-Faça um comentário sobre o que você entendeu do texto?

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: