Publicado por: masfg | novembro 20, 2008

CONSCIÊNCIA NEGRA!

 

“Dia da Consciência Negra” retrata disputa pela memória histórica

Preservar a memória é uma das formas de construir a história. É pela disputa dessa memória, dessa história, que nos últimos 32 anos se comemora no dia 20 de novembro, o “Dia Nacional da Consciência Negra”. Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade. Para o historiador Flávio Gomes, do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a escolha do 20 de novembro foi muito mais do que uma simples oposição ao 13 de maio: “os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Foi também uma luta pela visibilidade do problema. Isso não é pouca coisa, pois o tema do racismo sempre foi negado, dentro e fora do Brasil. Como se não existisse”.

O 20 de novembro trata da data do assassinato de Zumbi, em 1665, o mais importante líder dos quilombos de Palmares, que representou a maior e mais importante comunidade de escravos fugidos nas Américas, com uma população estimada de mais 30 mil. Em várias sociedades escravistas nas Américas existiram fugas de escravos e formação de comunidades como os quilombos. Na Venezuela, foram chamados de cumbes, na Colômbia de palanques e de marrons nos EUA e Caribe. Palmares durou cerca de 140 anos: as primeiras evidências de Palmares são de 1585 e há informações de escravos fugidos na Serra da Barriga até 1740, ou seja bem depois do assassinato de Zumbi. Embora tenham existido tentativas de tratados de paz os acordos fracassaram e prevaleceu o furor destruidor do poder colonial contra Palmares.

 

 

About these ads

Responses

  1. Conscencia negra eu entendi que tinha morrido um zumbi.

    E também que devemos respeitar os negros seus costume e valores religião.
    Zumbi tentou varias vezes um tratado de paz mas não conseguio.

    Ele foi um heroi para o seu povo.

  2. Este texto mostra muita coisa sobre toda a historia do dia da consciência negra
    Fala sobre o programa ZUMBI . Zumbi tentou varias vezes um tratado de paz , mas todas ás tentativas foram em vão , mas mesmo assim se tornou um herói .

  3. DEPOIS DO SEU ASSACINATO DE ZUMBI EMBORA TENHA EXISTIDO TENTATIVAS DE TRATADOS DE PAZ OS ACORDOS FRACASSARAM E PREVALECEU O FURROR DESTRUIDOR DO PODER COLONIAL CONTRA PALMARES
    POREM A CONSCIENCIA NEGRA NAO E SO PARA OS NEGROS OS BRANCOS TAMBEM POIS TODOS TEMOS DIREITOS IGUAIS …

    ASS:THAIS DOS SANTOS.E MONALISA 6ª verde

  4. Este texto fala sobre o Zumbi um dos utimos lideres do Quilombo dos palmAres, que se transformou em um grande ícone de resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade…
    Isso não é pouca coisa, pois o tema do racismo sempre foi negado, dentro e fora do Brasil. Como se não existisse”.Zumbi tentou varias vezes um tratado de paz ,mas todas as tentativas foram em vão mas mesmo assim se tornou um heroi …etc

  5. “O dia20 de novenbro tratada data doassasinato Zumbi, em 1665, o maior lider dos Qulombos de Palmares que representou a maior,mais importante comunidadede escravos fugidos na America”. Essa data emportante para lembrar dessa pessoa que fez muito pelos escravos fugidos da America, ele foi um grade heroi para seu povo.

  6. Este texto fala sobre o Zumbi um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade…
    Isso não é pouca coisa, pois o tema do racismo sempre foi negado, dentro e fora do Brasil. Como se não existisE LEIS.
    Embora todos tenhan direitos e deveres iguais

  7. Professora Magna, gostei muito do texto consciência negra, é bom saber que existe pessoas preservando a nossa história.

    O titulo Zumbi somos nós, pra mim quer dizer que Zumbi está dentro de nós, porque ele marcou nossa hitória como uma pessoa sofrida, corajosa, valente e muito forte, ele aguentou muitas coisas mas sempre cultivando sua cultura, um exemplo disso é a capoeira que se tornou um esporte internacional e que não nos ensina violência e sim é como um jogo que usa a nossa fisíca e a nossa mente.

    Gostei do seu site ele é natural e nos ensina muito…
    A senhora é uma professoara maravilhosa, que me aguenta muito com esse meu jeito irritado de ser. Obrigado por me passar o que a senhora sabe… Beijos e abraços da sua aluna Sanderly ♥

  8. Apesar de Zumbi ter sido assasinado em 20 de novembro de 1665 nem todos os negros foram assasinados com ele.Por isso que todos nos brasileiros temos que lutar comtra o preconseito racial.

    ALUNAS:Natalia e Valquiria 6 verde

  9. o dia 20 de novembro
    trata da data do assas-
    sinato de zumbi,em 1665
    ,o mais importante líder
    dos quilombos de palmaras
    ,que representou a maior e mais
    importante comunidade de
    escravo fugidos nas AMÉRICA.

    Apessar da luta de zumbi pela
    liberdade os negros continuam
    oprimidos.

    josue 6°AZUL

  10. é muito legal mais é difícil acreditar que existe gente que tem preconseitos.

    • Tambem concordo isso e muito ruim tem muita gente egoista neste mundo.

  11. “Dia da Consciência Negra” retrata disputa pela memória histórica
    Preservar a memória é uma das formas de construir a história. É pela disput
    Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que se Universidade Federal do Rio de Janeiro, a escolha do 20 de novembro foi muito mais do que uma simples oposição ao 13 de maio:. Isso não é pouca coisa, pois o tema do racismo sempre foi negado, dentro e fora do Brasil. Como se não existisse”.primeiras evidências de Palmares são de 1585 e há informações de escravos fugidos na Serra da Barriga até 1740, ou seja bem depois do assassinato de Zumbi. Embora tenham existido tentativas de tratados de paz os acordos fracassaram e prevaleceu o furor destruidor do poder colonial contra Palmares.
    primeiras evidências de Palmares são de 1585 e há informações de escravos fugidos na Serra da Barriga até 1740, ou seja bem depois do assassinato de Zumbi. Embora tenham existido tentativas de tratados de paz os acordos fracassaram e prevaleceu o furor destruidor do poder colonial contra Palmares.

  12. “os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Foi também uma luta pela visibilidade do problema. Isso não é pouca coisa, pois o tema do racismo sempre foi negado, dentro e fora do Brasil. Como se não existisse”.

  13. Dia da Consciência Negra” retrata disputa pela memória histórica

  14. “Dia da Consciência Negra” retrata disputa pela memória histórica
    Preservar a memória é uma das formas de construir a história. É pela disputa dessa memória, dessa história, que nos últimos 32 anos se comemora no dia 20 de novembro, o “Dia Nacional da Consciência Negra”. Nessa data, em 1695, foi
    liberdade. Para o historiador Flávio Gomes, do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a escolha do 20 de novembro foi muito mais do que uma simples oposição ao 13 de maio: “os movimentos sociais primeiras evidências de Palmares são de 1585 e há informações de escravos fugidos na Serra da Barriga até 1740, ou seja bem depois do assassinato de Zumbi. Embora tenham existido tentativas de tratados de paz os acordos fracassaram e existido tentativas de tratados de paz os acordos fracassaram e prevaleceu o furor destruidor do poder colonial contra Palmares.

  15. No Brasil no pleno século 21 ainda existe o racismo, isso para a nossa nação é uma vergonha .
    Deleta a nossa credibilidade com os outros países
    tornando os negocios mais dificieis .
    Zumbi foi um escravo fujitivo que se tornou herói e lutou pela liberdade de seu povo.
    Respeitem os negros

  16. eu entendi que o texto fala sobre a conciência negra e também que fala sobre o programa ZUMBI que tentou várias vezes um tratado de paz.
    Nos últimos 32 anos se comemora no dia 20 de novembro, o “Dia Nacional da Consciência Negra”.
    ZUMBI lutou pela liberdade ao escravismo e se tornou um heroi.

  17. Dia da Consciência Negra” retrata disputa pela memória histórica
    Professora Magna obrigado pela sua compaixão com os negros.

    Tiago

  18. ainda existe muito preconceito no brasil ,mas nao so no brasil e,em outos países,mas as pessoas pode muda ,o mundo seria bem melhor se todos contribuissem para que os negros tenham direitos e deveres iguais a todos…..

  19. No Brasil no pleno século 21 ainda existe o racismo, isso para a nossa nação é uma vergonha .
    Tira a nossa credibilidade com os outros países
    tornando os negocios mais dificieis .
    Zumbi foi um escravo fujitivo que se tornou herói e lutou pela liberdade de seu povo.
    Respeitem os negros

  20. a consiaencia negra e um dia que nos lembramos dos negros pq ninguem pensa neles eles sao decriminados por ser negros mais ninguem liga colocam leis so para ajudar mais nao adianta por que eles nao tem coragem de denunciar por que eles sao ameaçados de morte e isso qe eu penso

  21. Dia da Consciência Negra” retrata disputa pela memória histórica
    Preservar a memória é uma das formas de construir a história. É pela disputa dessa memória, dessa história, que nos últimos 32 anos se comemora no dia 20 de novembro, o “Dia Nacional da Consciência Negra”. Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade. Para o historiador Flávio Gomes, do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a escolha do 20 de novembro foi muito mais do que uma simples oposição ao 13 de maio: “os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Foi também uma luta pela visibilidade do problema. Isso não é pouca coisa, pois o tema do racismo sempre foi negado, dentro e fora do Brasil. Como se não existisse”.

    ”Fortalecem as ações de quem luta o ano todo pela consciência negra, assim como as atividades em prol das mulheres e dos idosos”.

    HISTÓRIA. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Durante cem anos (1595-1695), o Quilombo dos Palmares constituiu um foco de resistência aos ataques da Coroa. Em função da sua importância, tem sido um marco nas relações sociais e culturais que contribui no fortalecimento de ações para a cidadania.

    Os quilombos representavam um momento único da história do país, pois neste espaço se concretizava o ideal da convivência harmônica entre os diferentes povos e culturas. Deste modo, negros, brancos e indígenas desfrutavam de uma igualdade de direitos e deveres em um espaço comum
    NOME NETO 6′BRANCA

  22. O dia da consiençia negra Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência anti-escravagista. ele que O nome Palmares foi dado pelos portugueses, devido ao grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas…
    e foi isso que aconteseu no dia da consiência negra no dia 20/11/1655 fim…
    sara gouveia ne oliveira 6°branca

  23. A conciencia negra e uma questao pouca respeitada mas o precomciito com os negros ainda e grande nao podemos ter precomceito com os negros e os homosexuais,com a religiao dos outros!!!

    nome Dauane e Luis
    6:Braca

  24. ola professora sou ANDRESSA do arthur de mello da sexta branca e keria dizer q foi muitu legal ter lido esti texto é bom saber qvc tem compaixao pelos negros alias todus deveriam ter apesar de sermos todos iguais raça cor …… o mundu sem preconceitu seria bem melhor ….
    BJAUM NO TEU CORAÇAO.

    Andressa6-ª branca

  25. Isso é muitooooooooo legal,mas é dificil,mas muito dificil de acreditar que existem gente assim que tem preconceito de uma coisa assim….Isso um HORROR

  26. O dia da conciencia negra foi escolhida em homenagem dos negros.Quilombo de Palmares foi um grande heroi para os negraos ele viveu cerca de 140 anos.Essa é a história do dia da consciencia negra.

  27. achei bem interesante pois fala spbre o passado do zumbi

  28. O dia da conciencia negra foi escolhida em homenagem dos negros.Quilombo de Palmares foi um grande heroi para os negraos ele viveu cerca de 140 anos.O dia da consciencia negra foi merecido aos negros porque também fazem parte de nossas culturas e de nossas histórias e por causa deles temos histórias a contar.

  29. “Dia da Consciência Negra” retrata disputa pela memória histórica
    Preservar a memória é uma das formas de construir a história. É pela disputa dessa memória, dessa história, que nos últimos 32 anos se comemora no dia 20 de novembro, o “Dia Nacional da Consciência Negra”. Nessa data, em 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade. Para o historiador Flávio Gomes, do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a escolha do 20 de novembro foi muito mais do que uma simples oposição ao 13 de maio: “os movimentos sociais escolheram essa data para mostrar o quanto o país está marcado por diferenças e discriminações raciais. Foi também uma luta pela visibilidade do problema. Isso não é pouca coisa, pois o tema do racismo sempre foi negado, dentro e fora do Brasil. Como se não existisse”.

    O 20 de novembro trata da data do assassinato de Zumbi, em 1665, o mais importante líder dos quilombos de Palmares, que representou a maior e mais importante comunidade de escravos fugidos nas Américas, com uma população estimada de mais 30 mil. Em várias sociedades escravistas nas Américas existiram fugas de escravos e formação de comunidades como os quilombos. Na Venezuela, foram chamados de cumbes, na Colômbia de palanques e de marrons nos EUA e Caribe. Palmares durou cerca de 140 anos: as primeiras evidências de Palmares são de 1585 e há informações de escravos fugidos na Serra da Barriga até 1740, ou seja bem depois do assassinato de Zumbi. Embora tenham existido tentativas de tratados de paz os acordos fracassaram e prevaleceu o furor destruidor do poder colonial contra Palmares.

    NICANOR
    6:AMARELa

  30. o dia da consciencia negra existiu isso de bobeira escravidao nao pode ter preconceito por que os negos e ser humano como a gente

  31. a raça negra é muito pouco respeitada no mundo, pq o preconceito é muito grande. o dia q foi criado p/ eles foi um fato muito importante, mas quase ninguém se importa. e p/ comemorar o dia da conciência negra foi escolhida uma data muito importante pois foi nesse dia q morreu zumbi, um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.

  32. O texto acima fala pq exsite o dia da comciência negra.
    fala q em 1695,foi assassinado um zumbi,um dos último s lidares do quilonbo,e trasformou um íncone da conciencia nagra.E por isso q e comemorado dia 20 de Novembro o dia da conciencia negra.

  33. O texto retrata sobre a cociência negra.
    Fala que no dia 20 de novembro de 1665, foi assasinado ZUMBI o mais importante líderes do quilombo dos Palmares.

  34. O texto retrata sobre a cociência negra.
    Fala que no dia 20 de novembro de 1665, foi assasinado ZUMBI o mais importante líderes do quilombo dos Palmares.
    KAROL , GABRIELLA e JÉSSICA

  35. [O dia da consciencia negra] Nos utimos 32 anos se comemoram o dia 20 de novembro.

  36. bom eesas coisas de preconceito nao esata com nada pq se vc gosta de deus vc tanbem e racista pq nimguem sabe se deus e negro pq a meteologia mente + que a ciencia

  37. Isso nos ensina a respeitar uma data muito importante para os negros,eles têm esse dia para poder comemorar seus direitos!

  38. bom eesas coisas de preconceito nao esata com nada pq se vc gosta de deus vc tanbem e racista pq nimguem sabe se deus e negro pq a meteologia mente + que a ciencia

  39. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

    A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

  40. Eu entendi que em 1695 assinaram um zumbi um dos utimos lideres do Quilombo dos Palmares,que se tornou um grande ícone negra escravismo e da luta pela liberdade.Para historiador Flávio Gomes

  41. Eu entendi que a conciencia negra no brasil ajudou no desenvolvimento da cultura .

  42. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

    BRUNA- PATRICIA

    7;amarela

    VIDA BANDIDA

  43. bom eesas coisas de preconceito nao esata com nada pq se vc gosta de deus vc tanbem e racista pq nimguem sabe se deus e negro pq a meteologia MAIS que a ciencia

  44. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

  45. eu entendi que a conciência negra no brasil foi muito importante para a cultura e para o desenvolvimento do brasil…..mas a vinda dos escravos para o brasil houve um condiconamento de falta de comida para os escravos e quando os escravos ficavam nas senzalas e no moinho era um sofrimento só.

    felipe henrique 7°amarela

  46. O dia da conciencia negra é muito importante.

  47. Mesmo com todas as leis que se tem hoje, é quase impossivel acreditar que ainda existe preconceito no mundo.Mas não podemos deixar de ver esta realidade. Por isso, foi criada a data do dia da conciência negra, que nos mostra um pouco da cultura negraque tem muito a ver com o nosso cotidiano.

  48. Mesmo com todas as leis que se tem hoje, é
    quase impossivel acreditar que ainda existe
    preconceito no mundo. mas nao podemos deixar
    de ver estas realidade. por isso foi criada a data do dia da conciencia nagra,que nos mostra um pouco da cultura negra , que nos mostr um pouco da cultura negra tem muito a ver com o nosso cotidiano.

  49. Oieeeee professora,
    Achei o seu site muito interesante, pois aprendemos muito.
    Esse texto retrada sobre o dia da consciência negra que é uma das formas de construir a história. O zumbi foi um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares. Eles fala que nós somos os zumbis, mas quer dizer que nós somos fortes e corajosos.

  50. eu achei enteresante


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: