Publicado por: masfg | outubro 4, 2009

Plano de Aula da Profª Delcira Aparecida Soares.

Atividade desenvolvida pelos os alunos do Curso de Letras da Universidade -UNIPAC, contemplando o TP4-Leitura, Escrita e Cultura, com adaptações para os universitários.

Aula de Metodologia do Ensino.

PLANO DE AULA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Curso: Letras

Períodos: 3º e 4º

Tempo previsto: Três semanas

Conteúdo: Literatura Portuguesa

Título: As pessoas de Pessoa

Data: 23/08 a19/09/2009

Local: Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Uberaba (MG)

Professora: Delcira Aparecida Soares

ASSUNTO CENTRAL:

A poesia de Fernando Pessoa (heterônimos principais e ortônimo).

OBJETIVOS:

. Localizar o escritor Fernando Pessoa dentro do Modernismo Português.

. Conhecer os dados biográficos dos heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis e do ortônimo Fernando Pessoa.

. Conhecer as características principais da obra de cada um dos escritores.

. Conhecer a obra dos heterônimos e do ortônimo.

. Identificar as características dos escritores em suas obras.

CONT            EÚDOS:

. O Modernismo Português.

. Principais movimentos da vanguarda européia.

. Alberto Caeiro (heterônimo) e sua obra.

. Álvaro de Campos (heterônimo) e sua obra.

. Ricardo Reis (heterônimo) e sua obra.

. Fernando Pessoa (ortônimo) e sua obra.

PROCEDIMENTOS:

Apresentação:

. Aula expositiva sobre o Modernismo Português: localização temporal, contexto histórico da época, principais movimentos da vanguarda européia, reflexos dos movimentos de vanguarda na arte em geral, localização do escritor Fernando Pessoa dentro da Geração de Orpheu, apreciação de alguns textos do escritor.

. Apresentação da proposta de trabalho em grupos, a saber: a turma foi dividida em quatro grupos de cinco alunos cada; para cada grupo foi sorteado democraticamente um dos escritores. O trabalho consistiu de quatro etapas: 1- pesquisa sobre o escritor (dados biográficos, características da obra, apresentação de quatro obras, análise de duas obras, indicação da bibliografia); 2- entrega de cópia original do trabalho à professora (digitada em papel A4); 3- socialização de cópia do trabalho com todos os participantes do grupo e os demais colegas de classe; 4- apresentação do trabalho para a turma, com a utilização livre de recursos didáticos. A estratégia de avaliação estabelecida pela professora também foi apresentada à turma nessa ocasião.

Desenvolvimento:

No interstício entre a data de apresentação da proposta de trabalho e a data de culminância do mesmo (cerca de três semanas), os grupos procuraram a professora, pessoal e virtualmente, para trocar idéias sobre os avanços de sua pesquisa, buscar orientações, etc.

Integração:

A culminância do trabalho consistiu na entrega da cópia original da pesquisa à professora, distribuição de cópias aos demais colegas de turma e apresentação do trabalho à classe.

RECURSOS:

. Da professora: folhas A4 (orientações por escrito; conteúdos das aulas expositivas); livros paradidáticos (apreciação de textos dos autores); utilização de retroprojetor e datashow (aulas expositivas); internet (orientações virtuais).

. Dos alunos: folhas A4 (cópia da pesquisa e fotocópias da mesma); livros paradidáticos: acervos próprio e da biblioteca da Universidade (pesquisa); internet (orientações virtuais); cartazes (reproduções de imagens do escritor); datashow (apresentação das pesquisas efetuadas).

AVALIAÇÃO:

Ao trabalho foi atribuído um valor de 40 (quarenta) pontos, assim distribuídos: 1- 10 (dez) pontos para a pesquisa escrita (observação do atendimento aos itens solicitados para a pesquisa, da veracidade das informações, da capacidade redacional, da correção gramatical, da estética); 2- 10 (dez) pontos para a distribuição de fotocópias da pesquisa efetuada aos demais colegas de turma; 3- 10 (dez) pontos para a metodologia de apresentação (criatividade, recursos utilizados, etc.); 4- 10 (dez) pontos para a apresentação do trabalho (apreciação da oralidade: clareza, objetividade, fluência, didática, etc.). Este último item foi avaliado individualmente.

OBSERVAÇÕES:

Os resultados do trabalho foram excelentes. Os alunos, desde o início, demonstraram bastante entusiasmo pelo trabalho. A apresentação pela professora da intrigante personalidade do complexo escritor foi o maior atrativo para a motivação da turma.

De todos os pontos positivos merecem destaque pelo menos três deles: a efetiva aprendizagem através da pesquisa, uma vez que os alunos, mesmo em nível universitário,  estão habituados  à apreensão de conhecimentos apenas através das aulas ministradas pelos professores. A atividade propiciou, ainda, uma oportunidade ímpar de leitura aos alunos que não possuem formado o hábito de ler. Além disso, o exercício da capacidade de ser professor também foi testado, pois os alunos puderam avaliar o próprio desempenho no momento da apresentação do trabalho, bem como o dos próprios colegas e até traçar um paralelo entre eles. Constataram, inclusive, que muitos já são professores, apesar de ainda não possuírem o diploma.

Ao final das apresentações, a professora sorteou um exemplar da obra de Fernando Pessoa, em conformidade com o escritor apresentado por cada grupo.

Para encerrar, foram tecidos comentários com a turma pela professora e pela coordenadora do curso de Letras, convidada a assisti-las.

A turma chegou à conclusão de que houve um profícuo aprendizado para as aulas que, com certeza, ministrarão num futuro próximo.

As atividades foram registradas pela professora através de fotografias (em anexo).

As pessoas de Pessoa - Curso de Letras - UNIPAC 001

About these ads

Responses

  1. adorei o plano de aula

  2. É uma enorme satisfaçao reecontrar aqui a professora DELCIRA, tive a felicidade de conhece-la em Santa Barbara D´Oeste-SP.

    mesmo sendo um encontro virtual, barabens minha querida DELCIRA.

    beijosss e abraços


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: