Gestar II-Apresentação e Objetivos

GESTAR II

O programa Gestão de Aprendizagem_ Gestar II, voltado para as áreas de Língua Portuguesa e Matemática é uma iniciativa do Ministério da Educação para o ano de 2008-2009.
O Gestar II é destinado aos professores que atuam nos anos-séries finais do Ensino Fundamental da rede pública e objetiva a formação continuada ampla pelo aprofundamento teórico-metodológico para que sejam alcançadas melhorias nas práticas pedagógicas.
O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho. Sendo que a sua proposta pedagógica baseia-se na concepção sócio-construtivista do processo de ensino-aprendizagem. Assim aluno e professor constroem juntos o conhecimento em sala de aula, por meio de uma relação interdependente, apoiada no interesse e na participação do professor como mediador entre os alunos e o conhecimento social e historicamente construído.
Esta resenha visa apresentar o material didático do Gestar II, orientado para a formação dos professores ajudando-os a compreender o ambiente escolar como um espaço de pesquisas e descobertas permanentes sobre o processo de ensino-aprendizagem.
O objetivo maior dos cadernos de teoria e prática (TP) e de atividades de apoio à aprendizagem (AAA) é possibilitar ao professor de L.P de 5ª. e 8ª. séries( 6º. ao 9º. Ano) um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão interpretação e produção dos mais diferentes textos.
Na área de L.P os TPs se constituem em 6 cadernos nos módulos I e II. O módulo I é constituído por 3 cadernos de teoria e prática onde são discutidos conceitos como variação lingüística, texto, intertextualidade, gramática, arte e literatura, gêneros textuais e a forma como esses conteúdos podem e devem estar nas salas de aulas dos 3º. e 4º. Ciclos.
O TP1 trabalha o texto e as variantes da língua como decorrentes da relação entre linguagem e cultura. Nas quatro primeiras unidades que constituem a 1ª. parte do TP1, os textos estão ligados aos temas família e escola em diferentes abordagens. Junto a teoria, existe em todos os cadernos ainda, uma seção destinada a prática em sala de aula com sugestão de atividade para realizar com os alunos, seções de aprofundamento e um resumo de cada seção além de sugestões de leitura e bibliografia.
Todos os cadernos são constituídos de mais duas partes: Lição de Casa e Oficinas. A primeira é destinada a escolha de uma atividade sugerida no TP para desenvolver com os alunos e fazer um relato da experiência, entregar para o formador e compartilhar na oficina com os outros cursistas. As Oficinas serão realizadas ao final das unidades pares, em que formador e cursistas se reúnem para retomar as questões da prática pedagógica dos dois conteúdos das unidades estudadas.
Os conteúdos dos cadernos de Teoria e Prática são: Linguagem e Cultura (TP1), Análise Lingüística e Análise Literária (TP2), Gêneros e Tipos textuais (TP3), Leitura e Processos de Escrita I (TP4), Estilo, Coerência e Coesão (TP5) e Leitura e Processos da Escrita (TP6).
O cursista ainda terá os cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (AAA) que foram elaborados a partir dos cadernos de Teoria e Prática e são compostos de oito aulas, cujo ponto de partida é o texto e que podem ser aplicadas em sala levando-se em conta, na sua escolha, o nível da turma.
O material didático do Gestar II aqui especificado, em sua composição, subsidia na teoria e na prática o sucesso esperado desse programa de formação continuada dos profissionais da Educação, que estão em sala, por vezes, convivendo com baixos índices de aprendizagem e sem o devido apoio para reverter a situação.

Responses

  1. Relatório da 1ª atividade feita com alunos (02/06/09)

    Atividade escolhida foi a da página 15 do AAA 3.
    7ª série

    Os alunos leram em voz alta; uns porque queriam, outros porque pedi.

    Interessaram-se muito pelo segundo tema, “turismo sexual”; despertou a curiosidade deles porque não tinham uma ideia certa do que era… fizeram relação com casos de abuso sexual, principalmente da família; influência de notícias da TV.
    O texto foi identificado como recado, retrato, anúncio, aviso e notícia.
    Expliquei a diferença entre propaganda, publicidade e anúncio.

    Ao contrário do que dizia o manual, foi difícil para eles identificarem como diário o primeiro texto. Particularmente, até eu mesma não percebi no começo.
    Achei bem diferente dos que eu mesma escrevia na adolescência. Talvez se fosse uma página de agenda, usada pelos adolescentes de hoje para diário, seria mais fácil.
    A maioria identificou o texto como sendo uma descrição.
    Depois de explicar que se tratava de uma página de diário, eles concluíram que diário é:
    Escrever sobre a “gente” e sobre fatos do dia a dia.
    Algumas alunas faziam diário e duas fazem até hoje.
    Foi unânime a ideia que “só faz isso quem é menina”.
    Uma aluna diz que se lembrava que o autor Elias José fez uma palestra na cidade quando Lea estava na 4ª série.

    A atividade foi interessante e produtiva.

  2. Relatorio da 1ª atividade feita com os alunos data 06/06/09.
    Atividade escolhida foi a da página 26 do AAA 3 com a turma de 6ª série, “Discutindo a função da imagem nos anúncios”
    A atividade foi mostrada em cartaz,´pois os alunos não tem posse do material, pedi a eles que espressassem o que eles viam. Logo surgiram idéias sobre a imagem:´são pneus, é uma mão….Depois de ouvi -los questionei o que mais eles conseguiam observar na imagem: o logotipo, a logomarca, o slogan. perguntei da fonte bibliográfica.
    Outro item trabalhado foi a questão ambiental, como que pode ser reaproveitado o pneus.
    Quando falamos de logotipo e locomarga explique a diferença de cada um. Foi analisado a imagem com os slogan se estavam de acordo com a proposta, mão fechada / garras, durabilidade / segurança, mãos seguras e controle.Como não podia deixar passar a oportunidade de reascender a discussão meio ambiente, reciclagem questionei os alunos o que deveria ser feito com os pneus desgastados e já recauchutados , propus algumas coisas como chinelos, asfalto e ouvi bastante coisas sobre reaproveitamento. Foi pedido aos alunos que para a proxima aluna levem imagens, locomarcas ou logotipos para serem analisados, pois uma imagem pode trazer muitas informações implicitas e muito significativas, historicas como o caso das logomarcas dos partidos políticos.

  3. seção 1
    O conhecimento intuitivo de gêneros.
    Ao aplicar a atividade para os meus alunos, verifiquei o interesse deles pelas figuras, observei que cada um fez um tipo de leitura, em cada tela apresentada, demonstrando os conhencimentos prévios e adquiridos na escola, dando um relato para cada uma das cinco gravurs de modo diferenciado e objetivo mostrando a realidade, em torno de cada um e seu respectivo conteúdo e as diferenças que cada um possui, vivenciando a realidade das fotos/figuras onde um é trabalhador rural, o outro escritor e usa um computador portátil, o terceiro um conjunto de crianças em uma escola, o outro jogadores de futebol, disputando uma partida, e o outro um conjunto de bailarinos preparando para uma apresentação, de forma que cada criança apresentou seu relato diferenciado em cada figura objetivando o que via em cada uma demonstrando interesse e determinação naquilo que via, surpreendendo a cada linha lida.

  4. Em todas atividades aplicadas aos alunos, percebi interesse, motivação e compreensão da leitura dos textos, e cada aluno demonstrou habilidade em completar a atividade proposta, sem demora, achando muito fácil de realisar dedicando e interessado em aprender mais para ampliar os seu conhecimentos, eles pensam que ler, e ou ouvir sobre o que eles não conhecem ainda é sempre bom para adquirir novos conhecimentos, e poder usar no futuro, assim que todos os jovens tivessem o mesmo pensamento, que seria muito melhor para os professores apresentarem suas aulas e os alunos mantivessem interesse em ouvi-los com disciplina e interesse em aprender o que um professor possa ensinar a eles, com prazer e companheirismo, quando há interesse pelos alunos a aula flui que nem vemos o tempo passar e sempre há busca por mais informações em sua formação enquanto estudante. Ao encontrar uma turma assim nos sentimos gratificados com a nossa profissão e temos o maior prazer em transmitir aos alunos os nossos conhecimentos a eles.

  5. Ao aplicar a atividade do TP4 os alunos acharam mais chato e um pouco complicado, mas devagar e buscando informações, eles caminharam devagar até realisar a atividade, um pouco resmungões mas completaram, percebi, que não são aptos a leitura e por isso a dificuldade de realisar o exercício, se tivessem o habito de ler e compreender o que lessem, talvez não haveria dificuldade, e sim prazer, e vontade em realisar a atividades em sala e ou em casa, os alunos precisam formar o hábito de ler, mesmo que não recebam incentivo por parte da família, cabe a nós professores demonstrar a eles o quanto é importante a leitura e que dela nós retiramos informações preciosas, e também que o que aprendemos ninguém consegue nos tirar, ficara guardado para sempre em nossa memória.

  6. Ao trabalhar o livro o Grafitão de Carlos Pravato, foi muito gratificante e além do mais quando cheguei no curso á noite deparei-me com o autor e pude constatar o quanto ele é bom no que faz com as letras e como é grande o seu conhecimento e o que nos transmitiu em tão pouco tempo de palestra, foi excelente conhecê-lo, pena que o tempo passou muito rápido,mas tenho certeza que emus alunos gostaram do livro e pena que não puderam conhecê-lo mas se entusiasmaram ao ver minha foto junto a ele, obrigada, minha professora por proporcionar tamanha alegria, e grandes conhecimentos…

    • Oi Vania!

      È muito gratifcante conhecermos o autor do livro
      que estamos trabalhando.
      E foi o que aconteceu com você, conhecestes Carlos Pravato
      autor do livro o Grafiteiro, que nos visitou na nossa aula.

      Parabéns pela sua iniciativa, continue assim, pois a EDUCAÇÃO precisa de professores sonhadores como você,que leva a leitura a sala de aula de maneira prazerosa.

      Obrigada pelos seus comntários
      Beijo no coração

  7. Que pena não consegui inser as fotos!

    • Oi Vania!
      Obrigada pelos os seus comentários.

      As fotos mande para meu e-mail
      que insiro para você.

      Beijo no coração

  8. Layanne Emille de Oliveira
    6ª serie amarela
    O que é liberdade para você?

    Liberdade para mim , é sim ser livre , livre em seus pensamentos , em suas decisões livrepara fazer o que todos quiser !é der liberdade pra pessoa viver do jeito dela , do jeito que a pessoa achar que é melhor para ela .

    Faça uma poesia sobre a Independência do Brasil.
    Pra um brasileiro um orgulho ,
    de ser o que somos hoje ,
    Pro brasileiro é uma conquista ,
    Uma prova que cada um é livre ,
    Layane Emille de oliveira


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: