Publicado por: masfg | abril 15, 2009

Aos Meus Queridos Alunos do Cefop- Centro de Formação Profissional São Jerônimo Emiliani

Queridos  Alunos!

Hoje vamos falar sobre a impotância da nossa persistência e responsabilidade no nosso trabalho.

Relate uma experiência vivida no seu trabalho, onde você teve que exercer os valores acima.

Abraços a todos.

A LEBRE E A TARTARUGA.

Um dia, uma Lebre ridicularizou as pernas curtas e a lentidão da Tartaruga. A Tartaruga sorriu e disse: “Pensa você ser rápida como o vento; Mas Eu a venceria numa corrida.”
xxxx
A Lebre claro, considerou sua afirmação algo impossível, e aceitou o desafio. Convidaram então a Raposa, para servir de juiz, escolher o trajeto e o ponto de chegada.
xxxx
E no dia marcado, do ponto inicial, partiram juntos. A Tartaruga, com seu passo lento, mas firme, determinada, em momento algum, parou de caminhar.
xxxx
Mas a Lebre, confiante de sua velocidade, despreocupada com a corrida, deitou à margem da estrada para um rápido cochilo. Ao despertar, embora corresse o mais rápido que pudesse, não mais conseguiu alcançar a Tartaruga, que já cruzara a linha de chegada, e agora descansava tranqüila num canto.
xxxx

Autor: Esopo

Moral da História:
Ao trabalhador que realiza seu trabalho com zelo e persistência, sempre o êxito o espera.


Responses

  1. Nós, Lazara Maria Silva e Sebastiana Galdino
    Tartaruga e a Lebre
    A tartaruga e humilde e a lebre esperta, mas a tartaruga chegou no ponto que queria.
    EJA

  2. EU, Valdemir Paulo da Silva ,gostei muito da historia.

    Estou aprendendo a ler. Faco a EJA.

    A PERSISTENCIA e nossa maior virtude.

  3. Nós, Dna Adelina,Cláudia,Vilma,gostamos da história.

    Somos alunas do eja do Cefop.

    A tartaruga é mais persistente do que a lebre.
    Assim temos que ser, para sermos mais responsáveis pelo o nosso trabalho,
    por isso achei a história legal.
    A história foi boa por que ela ensinou uma coisa
    muito boa .

  4. Eu Marcio Antônio da Silva, vou falar do meu trabalho que é muito perigoso, sou operador de máquinas.

    Quero ser sempre como a tartaruga, devagar e sempre.
    A lebre pensou que era muito esperta, mas a tartaruga chegou primeiro.
    Devemos ser persistente na vida.

    Eja2009

  5. Nós,Deuzuito Paz do Nascimeto Jose Adilson leao da Silva,gostamos da historia.

    Uma vez no meu trabalho conquistei o que eu queria, devido a minha força de vontade e persistencia.

    Eja

  6. Comecei na profissão de pespontadeira por nescessidade, ñ sabia nda sobre o assunto, nem mesmo como operar a maquina,e por persistencia e determinação me tornei uma profissional e trabalho como instrutora de um curso de Pesponto de calçados dando oportunidade á todos q querem aprender e tem a mesma difuculdade que eu tive.
    Devemos sempre peristir e insistir sobre algo que queremos, nem tudo é simples e fácil como se acredita tudo depende da capacidade e determinação de cda pessoa..

  7. eu Marilete sou empregada domestica as vezez as pessoas perguntam a minha profissão, e eu falo com orgulho, as somos muito discriminadas e nos nao temos o valor que precisamos e por isso que estou fazendo o curso de presponto para ser uma profisional do calçado.

    Eu Lenivalda, sou moto taxista, e tenho orgulho de ser, embora seja muito perigoso, mas eu gosto.
    Porque me sinto livre andando de moto e é uma liberdade incrivél.
    Agora devido ao perigo estou fazendo o curso de prespontos em calçados, para trabalhar com mais segurança.

    Turma de Presponto em Calçados Noturno

  8. gostaria de relatar aqui a seguinte historia , trabalho de vendedor , entao acontece sempre a mesma rotina que é a seguinte sou contratado para vender ,levantar o mercado , sempre com propostas mirabolantes, feito o trabalho ,quando começa a colher os frutos , as empresas te descartam ou nao cumprem o prometido. moral da historia , na sociedade capitalista em que vivemos as pessoas sao desonestas , inescrupulosas e egistas , etremamente burras e tambem sem éticas. O melhor a fazer é desenvolver habilidades e deixar de procurar emprego e procurar clientes .

  9. Eu Paulo.
    No trabalho, cito como exemplo o colega por ter o curso de eletrönica pensou que sabia tudo, mas no final do serviço, ele mesmo disse, e senhor Paulo, eu tenho muita teoria, mas, na verdade nao é tudo. a sua prática passa por cima da minha teoria.

    Eu Célia

    Muitas vezes em nossas atividades, deparamos com pessoas que poderiam ter mais responsabilidade naquilo que faz, demonstrar mais persistëncia para apresentar uma melhor qualidade. A minha opinião é que não adianta correr, sem se importar com as pessoas que estão a sua volta, com a qualidade real daquilo que faz. o importante é manter-se respeitoso, solidário e responsaável pelas ações de cada um.

  10. Eu, João Bosco, vivi uma experiência de vida, onde passei por muitas dificuldades como problemas de saúde na minha infância, onde houve muito preconceitos, invejas e falta de respeitos. Hoje, que estou mais maduro fiz vários cursos, estou vivendo uma vida melhor onde estou cursando o curso de Gráfica para ter uma vida melhor.

  11. Eu wellington estou fazendo um curso de gráfica que e muito bom…….,e ao meu lado está uma aluna da área de corte e costura, estamos tentando lutar contra o tempo para alcançarmos um obijetivo…….
    Para termos vivermos melhor.

    WELLINGTON:Gráfica

    Vera:corte costura

  12. eu tenho uma amiga no trabalho que e costureira,profissional ela faz todo tipo de roupa. quando vou fazer alguma costura ela me substima dizendo que nao sou costureira mas quando fica precisando de ajuda. ela e a primeira a me chamar dizendo que realizo minhas tarefas com eficiencia entao digo nao sou profissonal ,~mas tudo que faço, faço da melhor maneira possivel.

  13. Ao iniciármos nosso curso de Corte e Costura, esperávamos que fosse mais fácil e que logo estaríamos costurando, porém, não foi bem assim. Com o decorrer do curso, descobrimos que é necessário muita persistência, paciência e determinação, pois só assim seremos reconhecidas como verdadeiras profissionais. É claro que, não podemos deixar de citar o estímulo e a compreensão de nossa querida professora Romilda, que nos apóia em todas as dificuldades.
    Somos uma equipe muito unida e determinada e por esse motivo, muita gente vai ouvir falar de NÓS. Maria de Jesus, Silvana, Luciana.

  14. quando nos conhecemos achamos que iriamos ter dificuldade no nosso curso de corte e costura.mas nao e tao dificil como pensamos .nossa professora Romilda e muito anteciosa .Em 2 meses de curso ja estamos ate fazendo roupas a historia da tartaruga e real quem acha que sabe muito sempre acaba mau no final.

  15. Eu qdo comecei a trabalhar com o serviço de vendas externas, como representante comercial, tive um inicio bem interessante, não tinha dinheiro para colocar gasolina para trabalhar, e na primeira semana de trabalho, aconteceu o inesperado, por falta de atenção bati o meu fusca em um voyage novo com dois meses de uso, o dono do voyage me perguntou como iria ficar o conserto, e ai; como eu sou muito serio e responsavel, disse a ele que iria pagar o conserto, ai ele disse, então vamos levar na concessionaria, ai eu para nao ficar por baixo disse a ele, pode ser a onde vc quiser. ai então fomos a distrive, chegando la o orçamento do conserto ficou em 10 salarios minimos da epoca. ai como sou perservante pedi ao gerente da empresa que dividi-se em 10 parcelas, para eu poder pagar um salario por mês, ai ele me disse que a empresa so fazia 3 pagto, e ainda me disse que eu deixasse de ser bobo que batida de transito não se paga, ai eu falei pra ele que o erro foi meu e que queria pagar. Pedi a ele para falar com o dono e ele disse que não ia adiantar porque a norma da empresa era aquela, acabei insistindo e ele disse que ia ver se o patrão falava comigo, ligou para o dono e o dono disse que queria me conhecer e pediu para eu ir ate a sala dele, chegando me tratou super bem e disse em que poderia me ajudar, contei a historia a ele, a ele disse que a empresa dele nao podia sair das normas, mas que devido a minha responsabilidade em querer pagar, ele ia me ajudar me emprestando o dinheiro e eu pagaria para ele como podesse. Paguei a ele em 6 vezes.
    Devido a isso me tornei um Representante de sucesso.

  16. Vivi uma situação semelhante a história contada, no meu ultimo emprego, deparei-me com uma colega de trabalho tal qual a lebre.Mas dei uma de tartaruga, fiquei no meu lugar, fazia meu trabalho com responsabilidade, me entrosava bem com as outras colegas, fui bem vista e elogiada sempre pela chefe do setor, e ela como sempre procurando puxar meu tapete.
    Conclusão: eu trabalhei 5 anos na empresa, e ela foi demitida um ano depois que eu entrei empresa.
    Com isso aprendi que: a humildade e a perseverança são primordiais na nossa vida.
    Angela Maria
    Curso: Panificação e Confeitaria

  17. Sempre existirá “LEBRES” em nossas vidas, sempre prontos a nos passar para trás, devemos nos espelhar na tataruga que segue sempre confiante acreditando no seu potencial. TANIA

    Devemos respeitar as diferenças, não menosprezando a capacidade de nossos colegas e nunca nos julgarmos melhores que ninguém.
    VILMA

    CURSO DE PANIFICAÇÃO

  18. Já faz algum tempo resolvi dar oportunidade a uma pessoa de ser sócio em uma empresa que decidi abrir. Ela não tinha o capital eu não tinha o conhecimento. Eu entraria com o capital e ela com o conhecimento. Ao final do financiamento que seria feito no meu nome ou seja, na minha responsabiliadade, ele seria proprietário de 50% do negócio. Neste meio tempo ele seria responsável por somente visitar clientes e captar o serviço.
    Eu ficaria com a parte de administração. Pensei que ele poderia não dar valor na oportunidade e resolvi adquirir mais conhecimento no setor.
    Fiz vários cursos, participei de palestras e conversei com várias pessoas do segmento.
    Depois de algum tempo, ele realmente foi muito irresponsável e tirou o time de campo. Se eu não tivesse caminhado com passos firmes, tinha mesmo entrado numa fria. Hoje esta pessoa continua em triste condição, devido a sua falta de persistência e responsabilidade.

  19. Em todo lugar há sempre aquelas pessoas que se acham melhores que outras. Vivenciei um caso assim em meu trabalho,uma pessoa que subiu de cargo passando por cima de outra.Mas como tudo que sobe,desce ,essa pessoa também foi passada para trás .Aprendi com isso que: Nunca devemos achar que somos melhores; pois sempre haverá alguém melhor que a gente.
    Eleusa Cândida da Silva
    Curso de Panificação e Confeitaria

  20. TODOS DEVEMOS SEMPRE PROCURAR SER HUMILDE EM QUALQUER SITUACAO ,SEM PRESSA DE CHEGAR AO FINAL ,E MESMO QUE APARECA ALGUEM TENTANDO NOS DERRUBAR, LEMBRAR SEMPRE QUE SO COM MUITA CALMA E SERENIDADE CONSEGUIREMOS ALCANCAR NOSSOS OBJETIVOS, E VEREMOS QUE NO FINAL TODOS SE CALARÃO DIANTE DE NOSSAS ATITUDES CALMAS E SERENAS.

    Edina Soares de Souza
    Curso de Panificaçao e Confeitaria.

  21. Nada a declarar….?

  22. As vezes encontramos pessoas ao longo de nossas vidas que nos colocam obstaculos achando que vão nos prejudicar, mas pelo contrario acabam nos fazendo crescer e por consequencia acabamos superando os desafios e ficando mais experientes.

    Erick Henrique

    Curso: Mecanica de Motos

  23. Durante o curso que estamos fazendo, aprendemos a respeitar, o semelhante. Afinal dentro daquela sala estamos todos na mesma situaçao, APRENDENDO. Nunca se glorificar diante da desgraca alheia, pois um dia podera ser voce a ser ridicularizado.

    Curso Mecânica de motos CEFOP Uberaba/MG

  24. As vezes encontramos pessoas achando que são melhores que outras as vezes por sua espertezas elas proprias descobrem com seus proprios erros que não valorizam nem a si propria e quem elas pensavam que não eram nada simplesmente venceram na vida e são seus chefes

    MECÂNICA DE MOTOS CEFOP 2009 HUMMMM
    JUNIOR E LEANDRO

  25. na estoria aqui relatada vem informar que na vida as oportunidades vem para todos, aqueles que consideram que chegarao primeiro por serem mais rapidos , e os mais lentos com persistencia e humildade chegarao tambem.

    Helder de Paula –

  26. na estoria aqui relatada vem informar que na vida as oportunidades vem para todos, aqueles que consideram que chegarao primeiro por serem mais rapidos , e os mais lentos com persistencia e humildade chegarao tambem.

    Helder de Paula – MECANICA

  27. Eu vivi uma responsabilidade de ficar sozinho em casa em Brasília fazendo meu almoço e jantar enquanto minha mae estudava e trabalhava.Durante um ano. BJS PROFESSORA!!!!


Deixe uma resposta

Categorias

