Publicado por: masfg | julho 14, 2009

GESTAR II Atividade- INJUNTIVO PREDITIVO

The image “https://i1.wp.com/www.astrolandia.net/textos/textos.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

Chegamos ao final do semestre escolar e com umas bem merecidas férias

E para encerramos nossas atividades vamos falar das seqüências tipológicas: Consequentemente dos tipos injutivo e preditivo.Seqüências Tipológicas injuntivas ou instrucionais tem por objetivo instruir o leitor/ouvinte sobre alguma coisa. Por isso, as formas verbais mais freqüentes empregadas estão no modo imperativo. Por delicadeza, para utilizar uma linguagem mais polida, a intenção de ordem pode ser expressapor perguntas ou por incentivo a algumaação.O importante é queseqüências instrucionais caracterizam-se por fazer o interlocutor executar alguma ação. A ordenação das ações, por isso, pode ser relevante e a seqüência entre os enunciados pode corresponder a mais uma conexão necessária entre os atos de executar.

Já as Preditivas tem por objetivo fazer o leitor/ouvinte acreditar em um estado de coisas que ainda está para acontecer. Por isso, predominam os verbos nos tempos futuros e os conectores lógicos não são importantes. Pode-se perceber, formalmente, uma semelhança com a descrição de uma situação futura: uso de verbos de estado e de frases nominais.(TP3.pg 116)

No texto acima (modalidade não escrita, ou seja, linguagem não verbal)

Em que situação ou local podemos encontrá-la? Com que intenção?

Iracema

José de Alencar.

https://i0.wp.com/emartin.zip.net/images/Iracema.jpg

Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.

Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longo que seu talhe de palmeiras.

O favo da Jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha reacendia no bosque como seu hálito perfumado.

Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde a campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas…(TP3,pg146)

Considerando os aspectos característicos dos tipos descritivos, narrativos e injuntivo, que seqüência tipológica você identificou no texto de José de Alencar?

Abraço e obrigada
Beijo em vossos corações e BOAS FÈRIAS.


Responses

  1. Resposta para a primeira pergunta.
    É usdado geralmente para alertarem as pessoas para que respeitem os lugares que serão prejudicados pela ação do homem. Um aviso em determinados lugares públicos.

    Resposta para a segunda resposta.
    Descritivas e narrativas, predominando as primeiras. As ações, os movimentos são sempre simultâneas, não ocorre progressão. As ações indicam passagem de tempo.A descrição relata fatos de um objeto particular, concreto. Na descrição o autor escolhe o que mostrar, um ponto de vista positivo ou negativo.

  2. Resposta 1-É um texto usado para orientar as pessoas no que diz respeito ao meio ambiente, sua preservação e o respeito para com o espaço
    do outro.

    Resposta 2- Os aspectos observados foram de textos narrativos e descritivos ;os verbos no passado ,porém temos idéia de serem acontecimentos reais.

  3. Resposta 1- A linguagem não escrita é usada como alertas, em propagandas, placas em jardins ,praças, outdoor, propaganda em revistas e jornais, com a finalidade de passar uma mensagem de direta em que a imagem substitua as palavras de maneira eficiente.
    Resposta 2- O Texto está na sequência narrativa descritiva.

  4. 1- É utilizado com o objetivo de instruir o leitor sobre alguma coisa, nesse caso alertando as pessoas para que elas não pisem na grama.Podemos encontrá-la em placas , em revistas, jornais, jardins, etc.
    2- sequência descritiva e narrativa.

  5. Resposta 1: Podemos encontrar em lugares públicos com a intenção de alertar para o respeito ao meio ambiente. As pessoas estão pisando na grama com delicadeza para mostrar como devemos agir em relação ao meio ambiente.

    Resposta 2: Foi identificado no texto sequência descritiva e narrativa.

  6. 1.O uso dos símbolos é 1 forma de comunicação não-verbal que encontramos no nosso dia-dia em sinais de trânsito ,logotipos,ícones,gestos,objetos,cores,figuras,semáfaro e outrosSão constituídos de coares ,formas ,tipografia:não se utiliza o vocábulo para comunicar
    Observe alguns exemplos:
    Cartão vermelho – denúncia de falta grave no futebol.
    Símbolo que se coloca na porta para indicar “sanitário masculino”.

    2.No texto de José de Alencar a sequência tipológica está na narrativa e descritiva

  7. 1-A linguagem não-verbal está presente uso de imagens, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos.
    2-Sequência narrativa descritiva.

  8. 1- A linguagem não -verbal é usada para alertar as pessoas através das imagens, sendo um desrespeito com o meio ambiente e também pode ser encontradas em jornais, trânsitos, hospitais e outros. É um vocativo e chamamento.

    2- Foram sequências narrativas e descritivas, com predominância das primeiras.

  9. 1- Foi usada a linguagem não verbal que está nas figuras, desenhos, pintura. Podemos encontra-lá em praças, out doors etc.

    2-

  10. 2- Sequência narrativa descritiva

  11. Resposta 1: A linguagem não-verbal é encontrada em lugares de comum acesso, com o objetivo de unificar oentendimento de todos. Ex: banheiros públicos, semáforos e outros sinais de trânsitos, etc.

    Resposta 2: Descritiva e narrativa.

  12. Meninas,
    desejo a todas um bom descanso. Que voltemos com mais garra, força e paciência com os nossos alunos, pois lembrem-se, somos capazes de um dia, mudar o mundo.
    Felizes férias,
    abraços, Alexandra.

  13. Colegas,

    descanso merecido,
    é bem vindo.
    Acordar tarde,
    com o sol ardente,
    não fazer nada,
    não se preocupar com horas,
    apenas com unhas, cabelos, cerveja( para quem gosta), casa, cinema, amigos etc.

    Boas férias…..

  14. 1- A linguagem não- verbal , que é muito usada em propagandas ; Neste caso , a intenção era pedir para que as pessoas não pisem na grama.

    2-É uma narrativa descritiva

    Bom descanso para todos , beijos …com os meus sinceros votos de paz!

    Izabel Barbosa

    • Não entendi quero saber sobre Texto injuntivo

  15. Resposta 1- O primeiro é um texto não-verbal e é utilizado em propagandas, placas em jardins ,praças, outdoor, propaganda em revistas e jornais, com a finalidade de passar uma mensagem de alerta, em que a imagem substitua as palavras de maneira eficiente.
    Resposta 2- O Texto está na sequência narrativa descritivo.

  16. Resposta 1: A situação expressa na primeira questão pode ser encontrada em textos de propaganda e outdoors, com a intenção de convencer o leitor e persuadi-lo. No caso da imagem 1 é conscientizar o leitor da importância de preservação do ambiente e o desejo de liberdade do seu humano.

    Resposta 2: No texto de José de Alencar, ocorre a predominância de trechos descritivos e narrativos, mas aparece também o injuntivo.

  17. Resposta 1:
    O texto 1 busca convencer o leitor sobre a necessidade de conscientizar os passos dos cidadãos para a preservação do meio ambiente, é encontrado em propagandas, outdoors e folderes.

    Resposta 2:
    No texto 2 há predominância de descrição e narração. O texto injuntivo também está presente. A imagem descreve bem a situação apresentada no texto.

  18. Resposta 1
    Poder-se-á encontrar este texto numa propaganda em que o conforto das sandálias é importante para o usuário. Percebe-se a intenção em convenser o consumidor a adquirir o produto primeiro pelo conforto que oferece segundo porque trata-se de uma instituição (fabrica das sandálias) que preserva, ou melhor, que se preocupa com o meio ambiente como uma de suas políticas.

    Resposta 2
    O texto é descritivo e narrativo pelos elementos que o romancista oferece para compor o ambiente e a personagem. Percebe-se na escolha do romântico Alencar a opção por vocábulos que mediam a idealização própria do século XIX.

  19. Esse tipo de situação ocorre em out doors, campanhas publicitárias, onde a imagem ou a linguagem não-verbal se encarrega de passar a messagem para o leitor.
    Isto geralmente se faz através de figuras ou fotos que fazem uso da criatividade e muita das vezes cunho humorístico.

  20. Podemos encontrar essa situação em lugares de fácil acesso das pessoas, principalmente onde há muita degradação do meio ambiente. A intenção foi a de transmitir uma mensagem de preservação da natureza.

  21. Quanto à pergunta 2,

    O texto é injuntivo com predomínio da narração e descrição

  22. Desejo um lindo recesso, cheio de paz e harmonia em seus lares.

    Apesar de tudo, lembre-se:

    A vida vale a pena..!

    =]

  23. Resposta da segunda pergunta: Identifiquei no texto a sequência narrativa descritiva.

  24. TEXTO 1 – ESTE TIPO DE TEXTO É VISTO MAIS EM PROPAGANDA DE REVISTAS, JORANAIS, PUBLICITÁRIOS, EM OUTDOORS ETC. A IMAGEM FOI USADA COM O OBJETIVO DE CONSCIENTIZAR AS PESSOAS DE QUE ELAS PRECISAM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE. “E UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS.”

    TEXTO 2 – NESTE TEXTO DE JOSÉ DE ALENCAR: IRACEMA, PERCEBE-SE QUE O TEXTO É DESCRITIVO E NARRATIVO, COM A PRESENÇA DO INJUNTIVO.

  25. Texto 1: Este tipo de texto é encontrado em propagandas com intenção de convencer o consumidor a adquirir um produto para seu uso pessoal, deixando ressaltar a preocupação com o meio ambiente. É uma linguagem não-verbal.

    Texto 2: Texto injuntivo com predominância da descrição e narração.

  26. Texto 1 – É encotrado em propagandas.
    Além de deixar claro que as sandálias em questão são muito confortáveis, tem por objetivo mostrar que o produto se preocupa com a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, despertar nas pessoas a consciência ambiental.

    Texto 2 – É uma narrativa onde predomina o texto descritivo

  27. Resposta -texto 1: Pessoas na rua, fazendo uma passeata, alertando para a destruição do verde. (natureza).

    Resposta texto 2: texto descritivo e narrativo

  28. RESPOSTA 1: É possivel percebê-los em lugares públicos com a intenção de alertar para o respeito ao meio ambiente. Ao pisar na grama com delicadeza,as pessoas mostram como devemos agir em relação ao meio ambiente.
    Percebe-se a intenção de convencer o consumidor a adquirir o produto primeiro pelo conforto que oferece segundo porque trata-se de uma instituição que se preocupa com o meio ambiente como uma de suas políticas.
    RESPOSTA 2:Há predominância de descrição e narração. . A imagem descreve bem a situação apresentada no texto.Os fatos narrados são cuidadosamente descritos em alguns momentos também injuntivos.

  29. 1- Com relação ao texto 1, espero que as pessoas tomem consciência e percebam a importância de preservar o meio ambiente. Apesar de fazer uso da linguagem não verbal, principalmente encontrada em propagandas.

    2- Podemos perceber com relação ao texto 2 a predominância da narração e descrição.

  30. Resposta 1:É um texto encontrado em propagandas de revistas ou jornais, anúncios, outdoors. É usado para convencer as pessoas no que diz respeito ao conforto , bem estar, respeito ao meio ambiente. Pressupõe-se carinho, cuidado leveza.
    Resposta 2: O texto apresenta a sequência tipológica narrativa e descritiva

  31. Resposta 1: A linguagem não verbal é usada em placas: jardim, sinalização, instiuições públicas, em outdoor, propaganda: revistas, jornais e televisão com a finalidade de transmitir uma mensagem sem o uso de palavras.

    Resposta 2: O texto é descritivo e narrativo.

  32. 1- No texto acima (modalidade não escrita, ou seja, linguagem não verbal) Em que situação ou local podemos encontrá-la? Com que intenção?

    R:Se trata de um texto não-verbal e pode ser utilizado em propagandas, placas em jardins , praças, outdoor, propaganda em revistas e jornais, com a intenção de alert para o cuidado que devemos ter com o meio ambiente.

    2- Considerando os aspectos característicos dos tipos descritivos, narrativos e injuntivo, que seqüência tipológica você identificou no texto de José de Alencar?

    R: O Texto apresenta uma sequência narrativa -descritiva.

  33. A linguagem não escrita é usada como alertas, em propagandas, placas em jardins ,praças, outdoor, propaganda em revistas e jornais, com a finalidade de passar uma mensagem de direta em que a imagem substitua as palavras de maneira eficiente.
    Resposta 2- O Texto está na sequência narrativa descritiva.

  34. Este tipo de texto é encontrado em propagandas com intenção de convencer o consumidor a adquirir um produto para seu uso pessoal, deixando ressaltar a preocupação com o meio ambiente. É uma linguagem não-verbal.

    Texto 2: Texto injuntivo com predominância da descrição e narração.

  35. texto 1: Pessoas na rua, fazendo uma passeata, alertando para a destruição do verde. (natureza).

    Resposta texto 2: texto descritivo e narrativo

  36. Atividade 1: Gênero: Aviso. A linguagem não – verbal, tipo injuntivo. Tem como objetivo orientar as pessoas quanto ao cuidado com o meio ambiente.

    Atividade 2: Texto Iracema.
    O texto apresenta uma sequência narrativa, descritiva e também injuntivo, pela imagem.

  37. artividade 1. O texto é não verbal, injuntivo e mostra a importancia da preservação da natureza.

    atividade 02. Texto Iracema
    Texto narrativo, descritivo
    imagem: texto não verbal, injuntivo, caracteriza a índia Iracema,bela e formosa, imagem idealizada típica do romanticos.

  38. resposta 1 – o foto pretende enviar uma mensagem de conforto, prazer, leveza e ao usar tal marca de sandália, durante o dia a dia, tribulado e agitado das cidades e mundo capitalista.

    repostas 2 : o texto de iracema de José Alencar ], descritivo força da natureza tanto em relação a mulher indígena e da rusticidade da natureza.

  39. Resposta 1: Busca conscientizar o leitor para a preservação do meio ambiente, através das ações dos seres humanos.

    Resposta 2: Apresenta a sequência narrativa – descritiva.

  40. O texto 1 é injuntivo e podemos encontrá-lo em praças públicas, jardins, dentro de parques e campos de futebol.
    O texto sobre o livro Iracema faz uma sequência tipológica predominantemente descritiva com um leve toque narrativo. A ilustração é injuntiva, pois ilustra aspectos descritivos do texto verbal.

  41. Inicia com Injunção presente na foto, em seguida descrição da Iracema com a sequencia narrativa.

  42. 1 A linguagem não verbal é muito usada para chamar a atenção das pessoas sobre alguma situação do cotidiano ou acontecimento para um futuro próximo. Pode ser encontrada em revistas, outdoor e etc.
    2- O texto apresenta características descritivas e narrativas; já a imagem favorece a descrição e narração.

  43. IRACEMA – José de Alencar.
    A sequência tipológica, a partir da análise da figura primeiramente, é de tipologia descritiva, já que é uma pintura que descreve o cenário da época de Iracema. O texto escrito, por trazer tempos verbais no passado é de natureza narrativa além de que ainda no primeiro perídodo foi usado articuladores e palavras típicas de uma narração, demonstrando tempo passado,a contecido. Juntamente à essa tipologia há o uso da descrição tanto da personagem principal quanto da pasisagem.

  44. 1) Esse tipo de texto é encontrado em vários suportes como revistas, panfletos, folhetos e como a linguagem é não-verbal, você tem de fazer inferências para compreensão. Ex: se fosse para colocar a mensagem escrita, uma legenda, por exemplo, que verbos e léxico poderiam fazer parte? Daí, você perceberia que o gênero está entre um AVISO e orienta o leitor , de forma polida, abrindo mão de um imperativo mais autoritário, para “pedir” que não pisem na grama e preservem a natureza. Esse gênero escolhido chama muito mais a atenção das pessoas do que se fosse simplesmente uma placa com dizeres “Não pise na grama” simplesmente, como uma ordem a ser cumprida, e, assim, pode cumprir melhor o seu papel social.

    2) No texto-imagem com o texto literário abaixo, faz-se uma descrição perfeita do personagem. Entra-se no imaginário do leitor para que ele perceba a idealização de Iracema, trabalhando-se a arte e a literatura podendo der muito mais produtivo o trabalho na sala de aula, especialmente na questão do cenário e da linguagem, uso, por exemplo, das figuras de linguagem.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: