Publicado por: masfg | julho 2, 2010

GESTAR II – Momento de refletir…

                                                Ver imagem em tamanho grande

“(…) Estava à espera de que as pedras do puzzle do destino – supondo-se que haja destino, não creio que haja – se organizassem. É preciso que cada um de nós ponha a sua própria pedra, e a que eu pus foi esta: “Não vou procurar trabalho” “.  (José Saramago )

 Inicio nossas reflexões  com esta epígrafe de Saramago. Tornamo-nos uma pequenina pedra do ‘puzzle do destino’ da educação de Uberaba, durante este tempo muitas foram as buscas e o encontro saciável de educadores que mesmo estando cansados do exaustivo cotidiano escolar se dispuseram a estar aqui repensando a prática docente. Numa busca pela formação continuada de professores de Língua Portuguesa que acreditam que o professor no século XXI torna-se um pesquisador dentro de seu espaço de atuação. As hipóteses foram levantadas no sentido de buscar respostas teóricas e científicas para as mais diferentes leituras e produções textuais no espaço do curso Gestar II  e também no interior de nossa sala de aula.

Os materiais elaborados e disponibilizados pela coordenação do projeto e dinamizados pela atuação da tutora, professora Magna Aspásia,  foram de muita ajuda para nosso espaço de formação. Quando o tempo passa é que se percebe o quanto ele valeu a pena… pelas descobertas realizadas; pelas construções conquistadas; pelas investigações iniciadas;  pelas memórias registradas tudo isso significou muito para este grupo, que hoje não é apenas um grupo de colegas de curso.

Hoje, este grupo tornou-se um coletivo pensante de educadores de Língua Portuguesa preocupados com a melhoria da qualidade das aulas de Linguagens e Códigos, trabalhou-se com textos virtuais e o curso possibilitou o ingresso na ‘rede’ do material produzido por cada um de nós.

Uma língua não sobrevive sem sua história, pois esta revela as marcas culturais de um povo. A língua evolui através de seus usuários e sua mutabilidade não acontece de forma inocente. Por isso a revisão constante no sistema lingüístico faz-se necessária tanto na fala como na escrita. Assim, este grupo, coletivo pensante, irá sobreviver com as marcas históricas , afetivas e cognitivas deixadas por  cada um de nós.

Integrantes do Grupo 06: Cássia, Cyntia, Cecília, Renata, Neusa, Tatiana, Alexandra, Viviane, Kellen


Responses

  1. Liberdade e uma palavra que só de pensar já e bom,todos nós temos liberdade dentro de nós mesmos .E a independencia uma coisa que muitas pessoas estão esquecendo de ser dependente de ter dependencia. Independencia e liberdade são duas coisas muito inportantes para nossa vida são qualidades muito boas e que devemos ter na nossa vida .

    poesia

    A liberdade e
    como ser um passarinho!
    A liberdade e
    ir a qulquer lugar que quiser.

    A liberdade e
    não ter compromisso

    A liberdade e
    sair a hora que quiser

    JULIANAKAROLAINE
    6 branca

  2. David tenha um feliz nata para vc e sua familia
    Magna tenha um feliz natal

  3. Parabéns , a todos que foram aprovados
    e desejo feliiz natal e um prospero ano novo !
    que ano que vem seja de muitas paz e alegria a todos !

  4. euu queria dessejarr umm otimo natal e umm belo ano novo para a pessoua mas especial da minha vida sandy bjbj
    que o seu natal seja cheio de amor e de armonia pra vc e sua familia!@!

  5. eu acho muito legal a senhora ter ido na argentina

  6. amo voces felis natal

  7. marcelo,amigo

  8. Oiii,My Pereira tudo bem
    Eu te Amo viu
    Minha melhor amiga!!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: