Publicado por: masfg | junho 7, 2011

ESPECIALMENTE AOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO ” COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR!

   

Olá, queridas e queridos!

Vamos conversar virtualmente sobre Comportamentos, englobando “Ètica, Moral e Cidadania”.

ÉTICA, MORAL E CIDADANIA ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO
Rose Irene Souza Neves   (artigo publicado em 01/01/2007)

Quando falamos de educação, invariavelmente suscitamos conceitos que contemplam um estado ou sentido de “formação”. E a viga mestra dessa “formação” compreende o apreender sobre o “quê”, o “como” e o “por quê” de todas as coisas. Mas isso não acontece, na maioria das vezes, de uma forma permeável, lúdica, interativa, questionável, construtiva, e sim, de uma forma pré-definida, laqueada por vernizes morais.

Cada cultura define a moral que a conforma e sustenta, e a educação traz em seu bojo essa conformação. Apesar de termos exceções, no sentido de que nem todas as vertentes educacionais se conformam aos métodos tradicionais, ditados pelo poder hegemônico – que busca preservar a submissão e a baixa capacidade crítica de seus “aprendizes”-, em muitos casos, “formação” acaba sendo sinônimo de instrução, ou seja, um rol de informações sobre como os “fazeres” se sucedem ou se sucederam na história, na visão de determinadas pessoas, e sobre como dominar e/ou administrar determinadas técnicas para alcançar determinados fins.

Percebe-se historicamente que o conhecimento é inquietante. A dádiva da paz vem pela ignorância, a paz conquistada vem pelo conhecimento do Ser sobre si mesmo, sobre suas capacidades e limitações, sobre sua natureza e razão de ser no mundo. E a educação formal não dá conta disso. A educação formal, limitada e embasada em restrições morais e formalidades extrínsicas ao Ser, não permite a expansão do espírito, não se permite transcender.

E se a educação com fundamentação moral é frágil para abarcar o conteúdo do Ser, qual a opção, então? A ética… a ética abre todos os caminhos possíveis para a expansão do Ser Humano no seu poder criativo. A ética permite o momento do “ser consigo”, do refletir e do refletir-se no outro. E é a única forma conceitual de “ser no outro”, de amar além das fronteiras do estabelecido em regras morais. Ela permite “ser por inteiro”, sem preconceitos, sem leis que restrinjam o curso da vida. A ética permite a lei do bem, a lei do amor profundo, do respeito eterno e verdadeiro pelo Ser do outro.

Quando a educação tiver como base a liberdade de ser do Ser, quando cada indivíduo crescer sabendo e sendo construído como um “Ser”, as profissões serão preenchidas pelos talentos naturais, não por pessoas que precisam “dar certo”… Todas as profissões ou atividades exercidas terão “valor”, porque elas têm a ver com a essência do Ser, e isso é muito importante em termos de energia vital. Ninguém deveria praticar um ofício que não lhe desse prazer, alegria, satisfação, completude… , pois a energia que gira em torno das pessoas e de seus “trabalhos” tem a ver com o grau de felicidade que elas trazem dentro de si.

E o que o Ser realizado e pleno tem a ver com o conceito de cidadania? E o que todos esses conceitos têm a ver com a vida de cada um? Penso que, muito menos que respostas, precisamos de perguntas que nos provoquem a reflexão…

Responda de acordo com o texto e também com  teus conhecimentos linguísticos e vivenciais.

1-O Ser realizado e pleno tem a ver com o conceito de cidadania? 

2-E o que todos esses conceitos têm a ver com a vida de cada um?

3- O que é ética?

4-O que é moral?

5-O que é cidadania?

Pesquisem nos seus quardados, livros, cadernos etc.

Abraço de Luz.


Responses

  1. 01 -> Não tem a ver, pois na cidadania de hoje em dia há muito poucos seres realizados.
    02 -> Só tem a ver com ética, pois a ética é algo que todos tem que ter, mais não muitos cumprem.
    03 -> É parte da Filosofia que se ocupa com o valor do comportamento humano. Investiga o sentido que o homem imprime à sua conduta para ser verdadeiramente feliz.
    04 -> É um conjunto de costumes e juízos “morais” de um indivíduo ou de uma sociedade. Teoria que visa orientar a ação humana submetida ao dever e com vistas ao bem. Conjunto de normas livre e conscientemente aceitas que visam organizar as relações dos indivíduos na sociedade.
    05 -> Ninguém nasce cidadão, mas torna-se cidadão pela educação. Porque a educação atualiza a inclinação potencial e natural dos homens à vida comunitária ou social. Cidadania é, nesse sentido, um processo. Processo que começou nos primórdios da humanidade e que se efetiva através do conhecimento e conquista dos direitos humanos, não como algo pronto, acabado; mas, como aquilo que se constrói.

    • 1- Isso depende da pessoa. Cada pessoa pode ser realizada da maneira possivel, independente de como vive e da cidadania.

      2- Ética moral.

      3- A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

      4- Moral é um conjunto de costumes e juízos “morais” de um indivíduo ou de uma sociedade; teoria que visa orientar a ação humana submetida ao dever e com vistas ao bem; conjunto de normas livre e conscientemente aceitas que visam organizar as relações dos indivíduos na sociedade.

      5- Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação. A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário… até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.

    • 1-Atualmente não. Pois hoje não se trabalha mais por que se gosta pra profissão e sim pelo dinheiro, o que faz com que cada vez mais haja seres infelizes no que fazem, e assim sendo, temos seres não realizados.
      2-São conceitos essenciais que cada cidadão deveria ter em mente, mas isso é ima coisa que não acontece muito hoje em dia .
      3- Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.
      4-Existem varias definições, mas segundo a filosofia é basicamente o mesmo que ética; o objeto da ética, a conduta enquanto dirigida por normas.
      5- A cidadania é exercida pelos cidadãos. Cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. A idéia de cidadania ativa é ser alguém que cobra, propõe e pressiona o tempo todo.

  2. 1-O Ser realizado e pleno tem a ver com o conceito de cidadania?
    R: Não. Um ser pode ser realizado sem ter cidadania e pode ter cidadania e nao ser realizado.

    2-E o que todos esses conceitos têm a ver com a vida de cada um?
    R: Todos temos que ter esses conceitos em nossa vida, para poder nos relacionar melhor na vida em sociedade.

    3- O que é ética?
    R: Um ser ético, pra mim, é nada mais que ter respeito, ser educado aos individuos de sua sociedade, é necessario ter etica para melhor relacionamento com as pessoas.

    4-O que é moral?
    R: Pra mim, moral tem como finalidade nos dar “valores” que nos possibilita a viver bem em nossa sociedade.

    5-O que é cidadania?
    R: Cidadania consiste desde nao jogar um papel na rua, até ajudar uma pessoa de mais idade a atravessar a rua, etc…Uma pessoa que tem cidadania é uma pessoa que respeita o meio em que vive, nao violando regras e ajudando o proximo.

  3. 1-O Ser realizado e pleno tem a ver com o conceito de cidadania?
    Bom, depende do ponto de vista do ser; quanto mais a sociedade “evolui” mais ela deseja, assim gerando um desejo infinito de sempre querer o melhor; agora o ser que se contenta com o “suficiente” (realizado), é raro na “cidadania” dos tempos atuais pois o consumismo está em todos os lugares.
    2-E o que todos esses conceitos têm a ver com a vida de cada um?
    Tem a ver com seu modo de vida.
    3- O que é ética?
    São os “valores” humanos.
    4-O que é moral?
    É um “status” humano, representa seu poder e respeito.
    5-O que é cidadania?
    É o direito de ter acesso e interagir com a sociedade, participando e colaborando com a mesma.

  4. 1 – Não, só tem a ver se ele estiver todos os seu direitos de fato, pois nem sempre o cidadão pode reinvindicá-los , uma vez que há muitas desigualdades.

    2 – Para que o ser possa ter uma conduta plena, estes valores teriam que estar em harmonia com o ser.

    3 – Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática.

    4 – É um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.

    5 – Cidadania é o conjunto de direitos e deveres que regem a vida e o modo de atuação de um indivíduo na sociedade.

  5. 01 ->Não tem a ver, porque a condição cidadania implica no pleno exercicio dos direitos e deveres pelo estado, na qual o cidadão, além da garantia da participação democrática na formulação e implementação de políticas públicas, também participa do controle dos resultados alcançados pelos gestores e instituições públicas.
    02 ->Tem a ver com a ética, poia ética é algo que todos devemos ter e ensinar para às pessoas que não tem a ter, pois e algo muito importante na vida das pessoas,
    03 ->A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.
    04 ->Moral deriva do latim mores, “relativo aos costumes”. Seria importante referir, ainda, quanto à etimologia da palavra “moral”, que esta se originou a partir do intento dos romanos traduzirem a palavra grega êthica.Moral não traduz, no entanto, por completo, a palavra grega originária. É que êthica possuía, para os gregos, dois sentidos complementares: o primeiro derivava de êthos e significava, numa palavra, a interioridade do ato humano, ou seja, aquilo que gera uma ação genuinamente humana e que brota a partir de dentro do sujeito moral, ou seja, êthos remete-nos para o âmago do agir, para a intenção. Por outro lado, êthica significava também éthos, remetendo-nos para a questão dos hábitos, costumes, usos e regras, o que se materializa na assimilação social dos valores.
    05 ->Cidadania (do latim, civitas, “cidade”) é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
    O conceito de cidadania sempre esteve fortemente “ligado” à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade Cidadania, direitos e deveres.

  6. nda

  7. 01- Se o ser realmente tiver a essência do “ser” construído ele tem a ver com o conceito de cidadania, pois ele se torna cidadão

    02-Os conceitos apresentados são correntes positivas em que a sociedade democraticamente “acha ” certo cada ser humano se comportar .
    03-A palavra ética vem do grego que significa ” aquilo que pertence ao caráter”,na minha opinião é isso mesmo , é o respeito mútuo ao caráter do próximo .

    04 -Moral é um conjunto de regras no convívio social , que trabalha juntamente com a ética
    05-Cidadania e dada por várias vertentes de convívio social ,que envolve vários direitos e deveres perante ao mundo social .

    04 -Moral é um conjunto de regras no convívio social , que trabalha juntamente com a ética
    05-Cidadania e dada por várias vertentes de convívio social ,que envolve vários direitos e deveres perante ao mundo social .

  8. 04 -Moral é um conjunto de regras no convívio social , que trabalha juntamente com a ética
    05-Cidadania e dada por várias vertentes de convívio social ,que envolve vários direitos e deveres perante ao mundo social .

  9. 1 – O ser pra ser realizado , se realiza pelas suas conquistas pelo seu esforço físico e moral , a cidadania é um complemento nos dias atuais ” um ser totalmente pleno ” em todas as categorias e quase meramente impossível .
    2- Esses conceitos são conjunto todo que o ser humano se alto exige para ter uma vida realmete feliz .
    3 – Defino ética como os principios morais de um ser , a ética nada mais é que o cumprimento de regras , tabus e quando vemos alguém quebrando esse “tabu” alto julgamos pelo fato de ser um príncipio do ser .
    4- É a base d ética e o caráter de um ser , sua personalidade .
    5- E o grupo de conceitos e deveres que uma pessoa deve cumprir em sociedade .

  10. 1) Sim, pois um ser realizado e pleno exercerá sua ‘função’ na sociedade com prazer, o pela busca de um futuro melhor.
    2) Em uma sociedade onde os seres se sentem realizados, há uma melhor convivencia. O respeito mutuo entre individuos, o saber ouvir e falar, o uso da ética provem de todos esses conceitos anteriormente citados.
    3) A ética é aquela que abre todos os caminhos possíveis para a expansão do Ser Humano no seu poder criativo. A ética permite o momento do “ser consigo”, do refletir e do refletir-se no outro. E é a única forma conceitual de “ser no outro”, de amar além das fronteiras do estabelecido em regras morais. Ela permite “ser por inteiro”, sem preconceitos, sem leis que restrinjam o curso da vida.
    4) Moral são todos os conceitos que regem a ação de um individuo, e consequentimente dele na sociedade. Inclui o respeito, a educação, o carater, e principalmente a ética.
    5) Cidadania é a força que a sociedade exerce sobre um cidadão. Ele se adapta as regras, aos valores impostos pela sociedade, e é direcionado a segui-los. Está incluido tambem na cidadania, os direitos e os deveres de um cidadão perante a sua condição e daqueles que o envolve.
    que trará benefícios consideráveis a sociedade e as pessoas que o cercam.Um ser pleno é sempre um indivuduo capacitado naturalmente, e não pelos limites impostos
    Gabrielle Fuzato – Turma: 102

  11. Magna;

    -1- Isso depende do ponto de vista; veja: Um politico corrupto na maioria das vezes está realizado, mas ele não respeita o próximo nem à cidadania. Agora se por exemplo um trabalhador proletariado que sempre sonhou em ter uma casa e após anos trabalhando conseguíra comprar honestamente uma casa; ele sim, ele é uma pessoa realizada e com cidadania.

    -2- Nada mais com os valores humanos de cada um.

    -3- Seria comportamento humano, sendo bom ou ruim. A filosofa investiga o sentido que o homem imprime à sua conduta para ser dessente.

    -4- É a conssiencia do homem em relação a atos passados ou do futuro. Moral é um conjunto de costumes e juízos “morais” de um indivíduo ou de uma sociedade.

    -5- Não é algo que vem do feto e sim uma teoria que deve ser conquistada por você e todos à sua volta, sendo que cidadania não gira em torno apenas da humanidade, devemos lembrar que os animais também devem ser respeitados.

    Vinícius Andrade Martins – 101.

  12. 1- não, a cidadania de hoje pouco ser realizado

    2- educação

    3- É o valor do comportamanto do homem.

    4- Conjunto de normas livre e conscientemente aceitas que visam organizar as relações dos indivíduos na sociedade.

    5- cidadania é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, se acha no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida política

  13. 1-O que é literatura de cordel?

    É a vida do povo nordestinos cantada em prosas e versos.
    A literatura de cordel é uma espécie de representação da cultura popular escrita, em formato de poesia, impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Ganhou este nome, pois é exposta ao povo amarrados em cordões, que são estendidos em pequenas lojas de mercados populares, feiras, praças ou até mesmo nas ruas.

    2-Quando surgiu? Relacione o ano ao movimento filosofico.

    A literatura de cordel surgiu na Europa, no século XVIII.

    3-literatura de Cordel é característica de qual região do Brasil?

    Nordeste

    4- Nos versos 3 linha-5, fala de um grande vultos filosófico, quem foi ele e quais são suas obras? Qual o tipo de litertura publicava? Pesquise sua biografia. Cite um frase, pensamento deste autor.

    Fedro (30/15 a.C. – 44/50 d.C.) foi um fabulista romano nascido na Macedônia, Grécia. Filho de escravos, provavelmente foi alforriado pelo imperador romano Augusto.
    Quando iniciou-se na literatura, tentou enriquecer estilisticamente muitas fábulas de Esopo, pois a maioria delas não era escrita, mas transmitidas oralmente. Deste modo, Fedro, redigia suas fábulas, normalmente sérias ou satíricas, tratando das injustiças, dos males sociais e políticos, expressando as atitudes dos fortes e oprimidos, mas ocasionalmente breves e divertidas, explicando-nos, todavia, porque teve tanto sucesso, séculos depois, pela sua simplicidade, na Idade Média.

    5-Quem foi EROS?

    Eros era considerado pelos gregos como o deus do amor. Entre os romanos, ele era conhecido como Cupido, que em latim tem o sentido de ‘amor’. Há várias versões sobre a história deste deus. Segundo Hesíodo, na sua obra Teogonia, e Empédocles, filósofo pré-socrático, ele era descendente de Caos, sendo assim uma divindade primordial. Enquanto o Caos era o representante do vácuo primitivo reinante no Universo, Eros é a energia que organiza e unifica tudo. Através dele, tudo passava do estado caótico para a condição cósmica, ou seja, ao espaço bem ordenado.

    6-Qual o autor de o “Banquete” versão original. pesquise sua breve biografia.

    Platão foi um filósofo e matemático grego nascido em Atenas no ano 427 a.C. e falecido no ano 348/347 a.C. em Atenas. desenvolveu a idéia de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade, a inteligível e a sensível e que o homem é dividido em corpo e alma. Acreditava que a alma depois da morte reencarnava em outro corpo.
    Em risco de ser perseguido, pois era aluno de Sócrates, viajou para o Egito, onde aprendeu sobre o relógio de água que mais tarde foi introduzido na Grécia, para Sicília, onde conheceu Dionísio o Antigo e foi vendido como escravo, libertado graças a um amigo, e para Itália, onde conheceu os ensinamentos deixados por Pitágoras.

    7-Qual função social da Literatura de Cordel?

    Através dos folhetos, o poeta popular discute sobre assuntos que têm relação com o contexto histórico-social brasileiro e mundial, tendo como pano de fundo sua própria concepção de mundo, de ser humano, partindo também de uma visão da realidade que o cerca.
    A maioria dos temas que fazem parte da abordagem cordelista, têm uma grande variedade, tratando-se de assuntos relativos a aspectos sócio cultural, econômico, religioso, político e educacional.

    8-Ao ler o poema de Cordel o “Banquete”, relate com suas palavras o que você entendeu e, crie seu “Cordel” sobre o seu banquete. Lembrando que o seu banquete é real e relacionado com seu cotidiano.

    O cordel ao meu entender relata acontecimentos “reais” em forma de versos e rimas.

  14. Resposta das questões

    1-O Ser realizado e pleno tem a ver com o conceito de cidadania?

    Sim tem tudo a ver, pois cidadania *[… é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas…] e ser pleno *[… e aquele que acredita firmemente que a nossa Vida é tocada de eternidade. Temos todos na nossa história pessoal aqueles momentos que resumem anos de procura e conhecimento…]. A minha justificativa é que se um ser não for pleno e realizado tudo aquilo que temos de cidadania de “esvai” pelo espaço. Nos os seres humanos temos que correr atrás disso.

    2-E o que todos esses conceitos têm a ver com a vida de cada um?

    Ora! Como o próprio titulo fala: “Ética, Moral e Cidadania” devia ter outro nome como por exemplo: Os três conceitos básicos de um ser vivo social. Pois E isso ai todos nós precisamos aplicar esses conceitos na nossa vida no nosso cotidiano. “Temos que nos botar na saia justa”. Resumindo esses três conceitos são fundamentais numa sociedade.

    3- O que é ética?

    ** 1- Estudo de juízos de apreciação referentes á conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. 2- Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.

    4-O que é moral?

    **Conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados validos quer universalmente, quer para grupo ou pessoa determinada. Dignidade, Disposição de espírito.

    5-O que é cidadania?

    ** Condição de cidadão. Cidadania (do latim, civitas, “cidade”) é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.

    FONTES:
    *Google
    ** Dicionário Aurélio (Versão atualizada)

  15. 1- As vezes sim outras não , pois as pessoas que passam por cima de tudo para ter uma boa riqueza esquecem os valores de cidadania , para pensar apenas no seu bem estar e hoje em dia, não é tudo que agrade o cidadão, quando realizam um sonho, ou não estão satisfeitos, ou querem mais coisas, ou seja, o ser humano não se satisfaz com pouco.

    2- Tem tudo a ver. Uma pessoa sem ética não é nada, pois ética é pricípio, é permanente, é universal, é regra, é teoria. Moral a gente não se ganha, conquista, pois moral é temporal, é cultural, é conduta da regra, é prática. A cidadania são os direitos e deveres do cidadão, e devemos respeitar e praticar para que seja um cidadão de moral e ética na sociedade.

    3- Por sua vez, ética é algo que está relacionado à natureza, ou seja, as pessoas já nascem que ela. É a diferenciação do certo e do errado. Como roubar, matar, difamar etc.
    4- Em suma, enquanto moral é algo que o homem desenvolve de acordo com os costumes, os hábitos, a religião e a época em que vive, a moral é algo atemporal, ou seja, independentemente do local e da época o ser humano sempre carregará consigo a ética. O que não significa que ele vá fazer o uso dela sempre.

    5- é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.

  16. 1- O Ser realizado e pleno tem a ver com o conceito de cidadania?
    Sim, pois quanto mais uma pessoa for realizada e considerar-se plena, maior será sua responsabilidade em exercer a cidadania.

    2- E o que todos esses conceitos têm a ver com a vida de cada um?
    Que para sermos cidadãos dignos, devemos seguir e respeitar todos os passos da cidadania, moral e ética.

    3- O que é ética?
    Ética é a ciência que estuda o comportamento moral dos homens na sociedade.

    4- O que é moral?
    A moral é um dos aspectos do comportamento humano; costumes, conjunto de normas adquiridas pelo hábito reiterado de sua prática.

    5- O que é cidadania?
    Conjunto de direitos e deveres ao qual, um indivíduo, está sujeito em relação à sociedade em que vive.

  17. 1-Sim.Um Ser realizado e pleno,é com certeza um ser feliz,que como num elo,desejará e ajudará o próximo a ser tal feliz como tal,com base na verdade,justiça e respeito.
    2-Estes conceitos antes de qualquer coisa,deviam ser prioridade de todos.Uma pessoa
    rica não é aquela que possui bastantes bens materiais,afinal algum dia você poderá perdê-los,mais sim possuir bens éticos,que estarão sempre te acompanhando ao longo da vida.
    3- Como o próprio texto,a ética constrói o SER,eleva-o à boa conduta .Serve como uma chave que abre todos os caminhos que permite a lei do bem,a lei do amor profundo,do respeito eterno e verdadeiro.
    4-É como a boa conduta é julgada.
    5-É o meio de como os cidadãos vive perante os outros.

  18. 1-O Ser realizado e pleno tem a ver com o conceito de cidadania?
    Na minha opinião, não. Porque não é preciso uma pessoa ser totalmente realizada e bem sucedida em sua vida para exercer a cidadania e ter um bom comportamento diante da sociedade em que vive.

    2-E o que todos esses conceitos têm a ver com a vida de cada um?
    Para viver bem, devemos ter moral e ética, agindo sempre com respeito, educação, generosidade e solidariedade.

    3- O que é ética?
    Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa
    conduta do ser humano.

    4- O que é moral?
    Conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos, quer universalmente, quer para grupo ou pessoa determinada.

    5- O que é cidadania?
    É o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.

  19. Queridas e queridos!

    Cidadania é a participação igualitária na sociedade de direitos e deveres.
    A realização total do ser implica nos valores, moral, conhecimento e respeito pela familia e pelo o outro, seu modo de ser, seus interesses, para que todos vivam em harmonia.

    Encerro aqui esta atividade de Filosofia.

    Obrigada pela participação.
    Abraço de Luz
    Profa. Magna Aspásia

  20. 1-O Ser realizado e pleno tem a ver com o conceito de cidadania?
    R:não pois para praticar a cidadania não e preciso ser bem sucedido na vida você não precisa de algo maior do que a sua vontade.

    2-E o que todos esses conceitos têm a ver com a vida de cada um?
    R:e importante e ter moral ética e cidadania pois assim podemos ter uma vida couma e bem agradável

    3- O que é ética?
    R:ética e a reflexão sobre os actos humanos para determinar o fundamento que permite valorá-los em termos de bem ou de mal

    4- O que é moral?
    R:Moral:A moral tem como ideia e valor central o conceito de bem, que pode ser entendido como tudo aquilo que promove e desenvolve o ser humano. A partir dessa idéia central é são retirados princípios e diretrizes até se chegar às regras morais, que influenciam o comportamento e a mentalidade humana.

    5- O que é cidadania?
    R:cidadania e o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto)

  21. 1- Sim, tem a ver com cidadania, mas não é porque a pessoa é cidadã que ela consegue ser realizada e plena em sua vida. Pois a realização depende de cada um e cidadania apesar de ser pessoal, pode ser “ensinada”.
    2-Conceitos são coisas que maioria das pessoas aprendem mas que não põem em prática, mas que todos deveriam, pelo menos tentar seguir e praticar no diariamente.
    3-Ética são valores que são reciclados, de acordo com cada pessoa, depois de termos aprendido certas “atitudes, pensamentos” que “devemos” ter. Cada um tem, cultiva e transmites seus custumes e atos (seus valores) pra quem acha viável, na hora que acha correto e etc.
    4-Moral é como um conjunto de valores, a índole ou ética de cada ser humano algo interno da pessoa que ajuda a julga o certo ou errado, meio que como a ética.
    5-Cidadania é um valor que se ganha quando vive em sociedade, nem todo mundo costuma ter essa paixão pelo próximo, esse respeito por quem está perto deles, que a cidadania costuma carregar para o bom convívio para com o que está na mesma sociedade.

  22. 1-O Ser realizado e pleno tem a ver com o conceito de cidadania?

    Sim. Pois para alcançar a plenitude, o individuo precisa antes de tudo, se tornar um cidadao de verdade, para assim poder agir de forma a realizar cientemente aquilo que queira, dentro de uma limitaçao que exige normas das quais estao dentro do conceito de cidadania.

    2-E o que todos esses conceitos têm a ver com a vida de cada um?

    Tais conceitos explicitam comportamentos dignos que levam todo individuo a ter boa conduta diante da sociedade.

    3- O que é ética?

    Ciencia que estuda o comportamento moral dos homens na sociedade.

    4-O que é moral?

    Conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos.

    5-O que é cidadania?

    Um processo onde em seu decorrer, se adquire valores, normas, direitos e deveres.

  23. 1-O Ser realizado e pleno tem a ver com o conceito de cidadania?
    Sim para um ser se realiazar precisa desse conceito e entre outros

    2-E o que todos esses conceitos têm a ver com a vida de cada um?
    Tudo porque são esses conceitos que melhora a vida de cada ser humanoo

    3- O que é ética?
    Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

    4-O que é moral?
    Assim, moral tem a ver com os valores que regem a ação humana enquanto inserida na convivência social, tendo assim um caráter normativo. A moral diz respeito a uma consciência coletiva e a valores que são construídos por convenções, as quais são formuladas por uma consciência social, o que equivale dizer que são regras sancionadas pela sociedade, pelo grupo.

    5-O que é cidadania?
    É a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, se acha no direitos que lhe permitem participar da vida política. A cidadania é, portanto, o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).

  24. 1- O Ser realizado e pleno tem a ver com o conceito de cidadania?
    Depende da pessoa, pois a sociedade esta se evoluindo cada vez mais, e isso fazem com que as pessoas se interessam pelo o que há de melhor; mas também há pessoas que se contentam pelo o que tem, não se importando em ter o melhor e sim o que da para se viver.

    2- E o que todos esses conceitos têm a ver com a vida de cada um?
    Tem a ver com a ética. Devemos de ter e ensiná-la para os que não sabem, pois ética é muito importante na vida de todos.

    3- O que é ética?
    Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.

    4- O que é moral?
    Moral é um conjunto de costumes e juízos “morais” de um indivíduo ou de uma sociedade; teoria que visa orientar a ação humana submetida ao dever e com vistas ao bem; conjunto de normas livre e conscientemente aceitas que visam organizar as relações dos indivíduos na sociedade.

    5- O que é cidadania?
    São os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto).

  25. 1- Não. Porque cada pessoa é realizado de um jeito.
    2- Para vivermos bem na sociedade precisamos usar estes conceitos.
    3- A Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
    4- Conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos, quer universalmente, quer para grupo ou pessoa determinada.
    5- É o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.

  26. 1-O Ser realizado e pleno tem a ver com o conceito de cidadania?

    Não, para ser realizado e pleno um ser não quer dizer que ele intervenha na direção dos negócios públicos do Estado, pois cidadão é a pessoa membro do estado que participa de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração.

    2-E o que todos esses conceitos têm a ver com a vida de cada um?

    Uma pessoa que é ética ela é honesta, corajosa, tolerante, integra e humilde. Sendo a ética um olhar crítico sobre a moral. A moral tem suas origens nos costumes de cada sociedade. A educação prepara as pessoas para buscar profissões e a ética e cidadania para manter-las empregadas.

    3- O que é ética?

    Normatiza as relações comportamentais do indivíduo no contexto da sociedade, buscando justificativas para o cumprimento das regras propostas pela moral.

    4-O que é moral?

    Estabelece regras que devem ser assumidas, uma previsão sobre os atos dos seres humanos.

    5-O que é cidadania?

    Condição da pessoa como membro de um Estado que praticam direitos que lhe permitem participar da vida política. Permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: