Publicado por: masfg | outubro 25, 2011

LETRAS-Jornada Cientifica -FAZU- 2) O Ensino de Español no Espaço Digital:BLOG como recurso pedagógico e interação.

       

O Ensino de Español no Espaço Digital:BLOG como recurso pedagógico e interação. 

 A inclusão digital esta diretamente ligada á falta de oportunidades e conhecimentos  de ferramentas para o ensino da língua estrangeira hoje com a WEB 2.0, (INTERNET OU REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES) proporciona esses benefícios e, promove a inclusão digital, apesar dos riscos da globalização, estimula o desenvolvimento cultural e demográfico em outros espaços, além dos presenciais, dentre os quais se encontra o ciberespaço(Internet,WEB, Blogs). Tanto em ambientes formais de ensino aprendizagem, bem como na produção de conhecimentos da cultura estendida á língua estudada, no caso aqui a española na sua dimensão politica, social, cidadã e espiritual.

O atual contexto educacional  exige  mudanças pedagógicas, exige-se do professor o domínio de adaptar  à sua prática pedagógica ao dispositivo das mídias, permitindo configurar novas maneiras  para sua clientela utilizar e ampliar suas possibilidades de expressão, bem como atuar para  captar o mundo e com ele interagir.

 No desenvolvimento dos processos de ensino, contamos com novas ferramentas da  interação midiática. Diferentes pesquisadores têm se preocupado em investigar e analisar e pesquisar no âmbito educacional e como material  pedagógico, temos o BLOG como recurso educacional.

O Blog é uma ferramenta colaborativa onde pessoas trocam informações e conhecimentos cooperativamente. Pode ser utilizado como um laboratório de escrita virtual onde todos os membros possam agir, interagir e trocar experiências sobre assuntos de mesmo interesse. Quanto a funcionalidade, o blog diferencia-se de outras ferramentas síncronas e assíncronas como chat, fórum, listas de discussão ente outras, pela possibilidade de interação, acesso e atualização das informações através de comentários e posts.

Segundo Ganhão (2004), o Blog é uma abreviatura simpática que os internautas criaram para o termo inglês “weblog”. Trata-se de uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrangem uma infinidade de assuntos que vão desde diários, notícias até assuntos relacionadas a Educação. É um laboratório de escrita criativa e colaborativa on-line cujo objetivo principal é oferecer a comunidade de leitores e escritores trocar experiências e saberes através da interação dos diversos participantes.

Assim, professores e alunos tornam-se parceiros de aprendizagem, um interagindo com o outro, revendo e construindo aprendizagens juntos. O blog registra de forma dinâmica todo o processo de construção de novos saberes substituindo o antigo paradigma linear onde professor ensino e aluno aprende sem nenhuma interação. O professor é o mediador de todo o processo levando o aluno a alcançar a autonomia necessária para aquisição de aprendizagens significativas.

Referências Bbibliográficas

http://www.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/te3aula2003/blog/ – Acesso em Outubro de 2011. GUTIERREZ,Suzana. Zaptlogs.

http://paginas.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zapt/ – Acesso em Outubro de 2011.

http://www.blogger.com – Acesso em Outubro de 2011

https://docs.google.com/viewer?url=http%3A%2F%2Fpenta3.ufrgs.br%2FPEAD%2FSemana01%2Fb. Acessado em Outubro de 2011.

http://professordigital.wordpress.com/2009/09/18/e-agora-mestre-giz/

Acessado em Outubro de 2011.

CONTEXTUALIZANDO E INTERAGINDO.

Reflita sobre o texto “Mestre Giz”.

Você enquanto futuro professor como poderia ser sua atuação docente frente as mudanças emergenciais e inovadoras frente o cenario educaional ? Argumente.

Pesquise no google  conforme a folha xerocopiada distribuida no mini curso e faça suas ponderações no BLOG.

 Gracias po tu participación en el mini curso.

Um beso en tu corazón

Profa. Ms. Magna Aspásia Fontenelle

S.R.E.Programa de intervenção pedagógico-PIP-II/CBC

FEP_ Formação Ética do Profeessor- UFTM.


Respostas

  1. Eu quanto professor procuro diante das inovações buscar atualizar meus conhecimentos para que através deles eu possa de forma dinâmica interagir com o atual meio.

    Júlio César Prado dos Santos
    Francisca Maiara
    letras- FAZU

  2. Eu como professora estarei ampliando os meus conhecimentos de acordo com as exigências emergenciais, contextualizando minha prática em sala de aula com essas eventuais mudanças emergenciais.

    viviane Patrícia do nascimento silva

    Letras -FAZU

  3. .

    Perante as inovações na forma de utilizar os recursos didáticos eletrônicos, há uma necessidade do educador se adequar as novas tendências tecnológicas inseridas no sistema educacional.

  4. Para nós, futuras educadoras, os desafios são muitos, mas iremos sempre atualizarmos e inovarmos sempre. Todo educador deve ser um leitor constante para semear esse dom. Sempre temos que estar interagindo com os alunos utilizando a tecnologia (BLOG), onde possamos ter um contato mais próximo.
    Alunas do curso de Letras da FAZU, Caroline Rodrigues, Julia Pires, Kênia Aparecida, Márcia Cristina e Tamila Moreira.

  5. O texto aponta uma ênfase sobre o acesso aos blogs,mostrando a utilização do mesmo quanto a interação entre alunos e professores,na comunicação,e também entretenimentos,na educação e informações que esteja ligada a algum assunto específico do interessado que faz a visita ao blog.

  6. eu como bom educador levaria em conta as situaçoes docentes como forma de aprendizado aos alunos possibilidades de estudos mais concretos e com mais avanços tecnologico,realizando trabalhos dinamicos com mais interaçoes de forma prazerosa em frente o senario educacional.

  7. As melhores possíveis, pois estou sempre atenta as novas mudanças presentes no contexto educacional, principalmente na área de tecnologias que é parte do meu atual estudo.
    Respostas folha xerocada:
    1) No goolge aparece todo tipo de resultados acerca de “gêneros textuais na língua materna”, já no google acadêmico você poderá encontrar artigos científicos e teses.
    2) Nuevas tecnologías, comunicación y educación
    3) http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791810J5
    Paulo Freire – Sociologia e antropologia
    4) Las cuatro estaciones” de Vivaldi o “Sueños de invierno” de Chaikovski.

    Sabrina – Letras

  8. 1-O google normal é mais amplo,sem foco.Já o google acadêmico é mais direcionado a determinada área que o pesquisador busca.

    2-Dissertação:letras.ufmg.br.Silvia Cárcamo UFRJ.Título: Destino e caráter na literatura espanhola atual: do ensaio de Rafael Sanchéz Ferlosio à ficção de Javier Cercas.

    3-Maria Beatriz de Souza Almeida Delduque.http://lattes.cnpq.br/8366221511381863.
    Espanhol Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

    4- Música: Uedson Cruzeiro
    Letra: Marina Tengan
    Interpretação: Coral Ecumênico Infantil LBV

    Mamãe Natureza, de onde tu vens,
    Com tanta beleza, que muito nos faz bem?
    Como consegues, ó Mamãe,
    Conservar tanta harmonia
    Neste mundo tão louco,

    Que nos causa agonia?
    Que nos causa agonia?

    Rogarei por ti, ó Mamãe tão querida.
    Há Espíritos elevados
    Que te concendem a vida.
    Que te concendem a vida.
    Que te concendem a vida.
    Que te concendem a vida.
    Que te concendem a vida.

    Fonte do texto: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/05/musicas-para-semana-do-meio-ambiente.html#ixzz1bqJQHY7n

  9. 1- O google comum como podemos dizer, é uma ferramenta que nos permite visualizar assuntos relevantes ou irrelevantes, enquanto que o google acadêmico é direcionado a assuntos ciêntíficos como artigos, trabalhos de conclusãode cursos dentre outros.

    2- La educación de jóvenes y adultos

    3- Maria Beatriz conhecimento excelente da língua espanhola

    4- Contaminación de Paul gillman


Deixar mensagem para cibele e siriovaldo Cancelar resposta

Categorias