Publicado por: masfg | junho 23, 2014

SENAC_PRONATEC_ Lengua Española

Image

 

                                                                                      Olá pessoas queridas!

Começamos hoje nossso curso de língua española no contexto profissional

O Espanhol é uma das línguas mais importantes da atualidade e a segunda  língua nativa mais falada no mundo; mais de 332 milhões de pessoas falam o espanhol como língua materna, ela perde em número de falantes nativos apenas para o chinês (mandarim). Daí parte a importância desta Língua Estrangeira no nosso sistema  educacional, uma forma de apropriar nossa cultura e elevar o nível de conhecimento a nossa Educação profissional. Além do ensino do espanhol ser algo novo no sistema educacional, muitas pessoas  poderão aproveitar está oportunidade de conhecê-la e aprendê-la, pois nos últimos tempos o  Brasil tem assinado diversos tratados com países do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul),  possibilitando o aproximamento destes países e facilitando a comunicação com estes povos

Todos os seres se comunicam de alguma forma, mas somente o homem o faz através da linguagem, um sistema de “símbolos” sonoros utilizados por um mesmo grupo de um país ou região, conhecido por língua ou idioma.

Assim, constituem-se as diferentes línguas que conhecemos hoje. É através dela que cada grupo expressa sua cultura, costumes, pensamento e tudo o que existe ao seu redor e em sua sociedade, com domínio e fluidez, possibilitando uma comunicação adequada. Quando isso não acontece pode causar rupturas, mal entendidos e até discussões entre os falantes.

Originou-se do Latim vulgar falado por parte da população que constituía a Península Ibérica. Mais tarde recebeu o nome de castellano (castelhano) ou língua castellana (castelhana), por ocasião da residência dos reis no reino medieval de Castilla (Castela). Nos dias de hoje, embora o nome ainda seja referência, após a constituição da Espanha como nação e a tentativa de uniformizar o idioma do país, a língua foi oficializada como “espanhol”.

Mesmo o espanhol sendo a língua oficial, não é a única falada na Espanha. Existem outras línguas como, o catalán (catalão), o valenciano, o gallego (galego), o basco ou euskera e também inúmeros dialetos ou variações da língua oficial, entre eles o andaluz, o extremeño (extremenho), o murciano, o canario(canário). Estas línguas e os dialetos são primitivos de diferentes regiões da Espanha e possuem grande importância para a população local, mesmo sendo tratados como segunda língua são, por vezes, mais utilizados do que o espanhol.

No final do século XV, com as novas conquistas territoriais dos espanhóis, a língua expandiu-se por toda a América e sofreu inúmeras modificações, ora permanecendo dentro dos limites de uso popular e outras se propagando por todo o país. Estas ocorreram por questões geográficas, culturais e sociais de cada região, pela coexistência com as línguas indígenas locais e, ainda, pelas peculiaridades dos seus próprios falantes, na maioria soldados e imigrantes de diversas origens.

Assim, com todas as suas variedades, o espanhol tornou-se a língua materna de países como: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, além de língua oficial na Guiné Equatorial (por ter sido colônia Espanhola na África), Filipinas (por ter sido colônia espanhola na Ásia) e na Espanha.

Qual o papel da língua espanhola na atualidade?

A língua espanhola hoje é considerada a terceira língua mais falada no mundo e não se limita apenas aos falantes de língua materna, que já ultrapassa os 300 milhões de pessoas. Esse número cresce a cada ano pela quantidade de indivíduos que aprendem o idioma como uma língua estrangeira.

O inglês sustenta o primeiro lugar, seguido do mandarim, falado na China, que permanece em segundo lugar devido à quantidade de habitantes deste país, porém o espanhol se destaca no mundo comercial, principalmente na comunidade europeia, onde junto com o inglês são as línguas mais utilizadas. Outro dado interessante é que vem alcançando um número considerável de internautas, sendo atualmente a terceira língua mais utilizada na internet.

No Brasil, a proximidade com as fronteiras de países hispanofalantes e o aumento das relações comerciais impulsionadas pelo MERCOSUL, levaram o governo brasileiro a introduzir a língua espanhola como oferta obrigatória nas escolas, através da Lei nº 11.161, em 05 de agosto de 2005.

http://www.brasilescola.com/espanhol/predominancia-da-lingua-espanhola.htm

Atividade:

Faça no blog um comentário sobre a língua española no contexto profissional.

Porque é importante?  

Abraço,

Prof.Magna

 

 

 


Responses

  1. Falar espanhol tornou-se uma necessidade, talvez mais intensamente que falar inglês, principalmente quando o domínio da língua espanhola é um diferencial no mercado de trabalho. Com a criação do MERCOSUL a língua é fundamental para sobrevivência da ordem mundial, podemos dizer que com MERCOSUL houve expansão da língua espanhola. São vários os motivos para se estudar e aprender a língua espanhola, cultural, social, e principalmente no mercado de trabalho a nível mundial, e também é língua muito bonita e envolvente.

  2. A língua espanhola é uma das línguas mais importantes nos fóruns políticos internacionais. É o idioma oficial da ONU, UNESCO e MERCOSUL. É a segunda língua mais difundida no mundo depois do inglês, e uma das mais promissoras e requisitadas no mercado de trabalho. Existem em língua espanhola milhares de publicações periódicas, canais de televisão e emissoras de rádio.
    Com o MERCOSUL, o comércio entre o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai quadruplicou. Cerca 500 empresas (dados do círculo fluminense de estudos linguisticos) se instalaram na Argentina. O interesse pela língua em grande parte se deve por razões econômicas, uma vez que o “portunhol” (característica do espanhol misturado com português) não é mais útil no mundo dos negócios. Pois assim como no Brasil e em qualquer lugar do mundo, negocia melhor quem tem mais ferramentas para se comunicar.

    “Un libro abierto es un cerebro que habla; cerrado un amigo que espera; olvidado, un alma que perdona; destruido, un corazón que llora.”
    Provérbio Hindu

  3. O texto acima explica bem a importância de estudarmos a língua espanhola, concordo com a explicação e, acredito que, vai além, leva-nos a contemplar o belo de maneira mais profunda (em outros ângulos culturais inclusive), faz com que o conhecimento pessoal de cada um enquanto pessoa seja somado com a positividade que a mesma traz (sendo também enriquecedor!). É uma língua romântica em sentido geral, une pessoas (o fato de aprendermos um novo idioma nos torna mais aptos e predispostos a novas oportunidades!)
    Isto é um pouco do que penso,
    Gracias.

  4. Olá Profesora,

    O espanhol na atualidade é uma língua extremamente importante para um profissional qualificado no mercado de trabalho. Através dele pode-se conseguir chances únicas em grandes empresas.
    Estou adorando poder aprender com uma professora tão especial.

    Besitos.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: